Bolsonaro convoca reunião para discutir preço dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (4) que convocou uma reunião com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e pelo menos três ministros para discutir o preço dos combustíveis, em Brasília. 

"Hoje (05) vou ter uma reunião envolvendo o ministro da Infraestrutura [Tarcísio Gomes de Freitas], da Economia [Paulo Guedes], das Minas e Energia [Bento Albuquerque] e o presidente da Petrobras para falar de combustível", disse Bolsonaro durante sua live semanal transmitida nas redes sociais.

Desde o início do ano, a Petrobras reajustou duas vezes o preço da gasolina e uma vez o preço do diesel. No caso da gasolina, a alta acumulada nas refinarias foi de cerca de 13%, enquanto o óleo diesel teve aumento de 4,4%.  

"Ninguém está interferindo na Petrobras, mas você tem que saber qual é a composição final no preço do diesel", acrescentou o presidente, que demonstrou preocupação com o aumento do combustível, principalmente em decorrência dos impactos no transporte de cargas, que afetam os caminhoneiros. A categoria chegou a se movimentar para uma nova paralisação nacional esta semana, mas o movimento não chegou a se consolidar.

Segundo Bolsonaro, a questão do preço dos combustíveis será tratado de forma pública. Para o presidente, é preciso esclarecer porque o valor está no patamar atual. "Estava previsto que iriam dar um novo reajuste em cima do combustível. É justo ou não é? Dizem que a Petrobras está tendo prejuízo, então o presidente da Petrobras vai dizer amanhã aos senhores, porque é obrigação dele, qual é o prejuízo, porque o preço do combustível no Brasil é esse", afirmou.

Desde 2016, a Petrobras segue uma política de variação do preço dos combustíveis que acompanha a valorização do dólar e a cotação do petróleo no mercado internacional. Os reajustes são realizados de forma periódica. Na composição do preço final do diesel, por exemplo, cerca de 9% são impostos federais (PIS/Pasep e Cofins) e 14% são de ICMS, um imposto estadual. Os demais custos, de acordo com dados da própria Petrobras, são distribuição e revenda (16%), custo do biodiesel (14%) e realização da estatal (47%). 

Durante a live, Bolsonaro defendeu uma mudança no atual modelo de cobrança do ICMS pelos estados. O imposto é uma alíquota (percentual) que varia de estado para estado e incide sobre o preço médio nas bombas. No caso dos impostos federais (PIS/Cofins e Cide), a cobrança é um valor fixo por litro.  "O que nós queremos, gostaríamos que fosse feito, é que o Congresso votasse, aprovasse uma lei dizendo que o ICMS vai incidir sobre o preço do óleo diesel na refinaria ou que tenha um preço fixo, como a Cide", argumentou.

Anvisa

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, também participou da live a convite de Bolsonaro e comentou sobre a decisão da agência de retirar obrigação de fase 3 no Brasil para autorização de uso emergencial de vacinas no país. Segundo Torres, novas flexibilizações poderão ser adotas para ampliar a oferta de imunizantes contra a covid-19, desde que garantam segurança e eficácia dos produtos.

"O limite para flexibilizar é o limite da segurança, da qualidade e da eficácia. Podemos sim reduzir uma série de procedimentos regulatórios, torná-los mais enxutos, mais ágeis, mas nunca abrindo mão da segurança".

 

Fonte: Agênia Brasil

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Apae Brusque tem novos profissionais no quadro

O mês de fevereiro começou com as boas-vindas para os professores e demais colaboradores que irão atuar na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque durante o ano letivo de 2021. Na manhã de quarta-feira, 3, o grupo esteve na sede da instituição, onde foi recepcionado pelo presidente da entidade, Renato Roda e pela diretora executiva, Rosecler Ceratti Foletto. Na oportunidade professores, coordenadores, auxiliares,...
Continuar lendo...

Brusque e Metropolitano, jogam neste domingo

Depois da vitória por 2 x 1 diante do Marcílio Dias no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, na estreia do Catarinense 2021, o time do Brusque se prepara para enfrentar o Metropolitano, que em seu jogo de estreia diante do Figueirense na quinta-feira (25) empatou em 0 x 0. O técnico do Brusque, Jerson Testoni, acredita que será um jogo bastante equilibrado pelo fato de tratar-se de mais um clássico regional, mas que está confiante em...
Continuar lendo...

Mais duas pessoas morrem de covid-19 em Brusque

A vigilância em saúde de Brusque registrou mais dois óbitos associados ao coronavírus na tarde desta quinta-feira (4). Com as novas ocorrências a cidade soma 145 mortes desde o início da pandemia.  Uma mulher de 62 anos, moradora do bairro Dom Joaquim, apresentou os primeiros sintomas em três de fevereiro, sendo internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia nove. O outro registro é de um morador do bairro Azambuja com 63...
Continuar lendo...