Bolsonaro convoca reunião para discutir preço dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (4) que convocou uma reunião com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e pelo menos três ministros para discutir o preço dos combustíveis, em Brasília. 

"Hoje (05) vou ter uma reunião envolvendo o ministro da Infraestrutura [Tarcísio Gomes de Freitas], da Economia [Paulo Guedes], das Minas e Energia [Bento Albuquerque] e o presidente da Petrobras para falar de combustível", disse Bolsonaro durante sua live semanal transmitida nas redes sociais.

Desde o início do ano, a Petrobras reajustou duas vezes o preço da gasolina e uma vez o preço do diesel. No caso da gasolina, a alta acumulada nas refinarias foi de cerca de 13%, enquanto o óleo diesel teve aumento de 4,4%.  

"Ninguém está interferindo na Petrobras, mas você tem que saber qual é a composição final no preço do diesel", acrescentou o presidente, que demonstrou preocupação com o aumento do combustível, principalmente em decorrência dos impactos no transporte de cargas, que afetam os caminhoneiros. A categoria chegou a se movimentar para uma nova paralisação nacional esta semana, mas o movimento não chegou a se consolidar.

Segundo Bolsonaro, a questão do preço dos combustíveis será tratado de forma pública. Para o presidente, é preciso esclarecer porque o valor está no patamar atual. "Estava previsto que iriam dar um novo reajuste em cima do combustível. É justo ou não é? Dizem que a Petrobras está tendo prejuízo, então o presidente da Petrobras vai dizer amanhã aos senhores, porque é obrigação dele, qual é o prejuízo, porque o preço do combustível no Brasil é esse", afirmou.

Desde 2016, a Petrobras segue uma política de variação do preço dos combustíveis que acompanha a valorização do dólar e a cotação do petróleo no mercado internacional. Os reajustes são realizados de forma periódica. Na composição do preço final do diesel, por exemplo, cerca de 9% são impostos federais (PIS/Pasep e Cofins) e 14% são de ICMS, um imposto estadual. Os demais custos, de acordo com dados da própria Petrobras, são distribuição e revenda (16%), custo do biodiesel (14%) e realização da estatal (47%). 

Durante a live, Bolsonaro defendeu uma mudança no atual modelo de cobrança do ICMS pelos estados. O imposto é uma alíquota (percentual) que varia de estado para estado e incide sobre o preço médio nas bombas. No caso dos impostos federais (PIS/Cofins e Cide), a cobrança é um valor fixo por litro.  "O que nós queremos, gostaríamos que fosse feito, é que o Congresso votasse, aprovasse uma lei dizendo que o ICMS vai incidir sobre o preço do óleo diesel na refinaria ou que tenha um preço fixo, como a Cide", argumentou.

Anvisa

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, também participou da live a convite de Bolsonaro e comentou sobre a decisão da agência de retirar obrigação de fase 3 no Brasil para autorização de uso emergencial de vacinas no país. Segundo Torres, novas flexibilizações poderão ser adotas para ampliar a oferta de imunizantes contra a covid-19, desde que garantam segurança e eficácia dos produtos.

"O limite para flexibilizar é o limite da segurança, da qualidade e da eficácia. Podemos sim reduzir uma série de procedimentos regulatórios, torná-los mais enxutos, mais ágeis, mas nunca abrindo mão da segurança".

 

Fonte: Agênia Brasil

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Combate a Endemias realiza mutirão de limpeza no bairro Steffen

No sábado (20) a equipe de Programa de Combate a Endemias realizará o mutirão de limpeza no bairro Steffen. A ação será em parceria com a Secretaria de Obras e a Unidade Básica de Saúde do bairro. “O Steffen foi considerado infestado no início do ano pelo Estado e nossa equipe em vistoria na região constatou muitas situações críticas com água parada e lixo acumulado. Então...
Continuar lendo...

“Fizemos um primeiro tempo, na minha leitura, perfeito” afirma Testoni

Após a vitoria contra o Hercílio Luz na sábado (10) por 2 a 1 pela 9º rodada do Campeonato Catarinense o técnico do Brusque FC, Jerson Testoni, fez uma avaliação da partida. Conforme ele, o primeiro tempo foi muito satisfatório, diferente da etapa complementar. “Nosso primeiro tempo foi muito positivo, um dos melhores desse ano, onde criamos várias oportunidades, se tivesse ficado 4, 5 a 0 sairia barato, pelo nível de...
Continuar lendo...

Acidente entre motos e carro deixa dois homens feridos

Por volta das 19h20, um acidente envolvendo duas motos e um carro aconteceu na Rua Augusto klapoth, Santa Luzia, Brusque. Os dois motociclistas seguiam na mesma  direção, bairro ao Centro, quando um deles bateu em um carro que tentava entrar em a rua à esquerda. A outra moto bateu atrás da primeira.   O dois rapazes pilotavam e ambos ficaram ferido, uma das motos.ficou destruída. O Condutor do carro não se feriu. O Corpo de Bombeiros...
Continuar lendo...