Apae Brusque tem novos profissionais no quadro

O mês de fevereiro começou com as boas-vindas para os professores e demais colaboradores que irão atuar na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque durante o ano letivo de 2021. Na manhã de quarta-feira, 3, o grupo esteve na sede da instituição, onde foi recepcionado pelo presidente da entidade, Renato Roda e pela diretora executiva, Rosecler Ceratti Foletto.

Na oportunidade professores, coordenadores, auxiliares, técnicos de saúde e demais profissionais, tanto efetivos como novos, passaram por um processo de integração, onde conheceram a estrutura e rotina de trabalho da instituição e receberam orientações em especial a respeito das diretrizes e cuidados exigidos com a retomada dos atendimentos presenciais.

"A ideia foi passar todas as orientações sobre os protocolos de saúde e novos procedimentos nos atendimentos e convívio com nossos alunos. Estamos com boas expectativas para recebermos eles, que são a causa da existência da nossa entidade, onde vamos buscar recuperar as perdas que tivemos em 2020 por conta da ausência dos atendimentos presenciais. Contamos com a contribuição e trabalho de todos", declarou na oportunidade o presidente da Apae.

 

Contratação

A Apae modificou o convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) assim, em 2021 o processo de seleção e contratação dos professores foi feito pela própria Apae. Ao todo foram contratados 27 profissionais na área de educação.  “Recebemos uma grande quantidade de currículos e avaliamos muito cada um deles, dentro dos critérios focados na formação acadêmica e profissional na área da Educação Especial, especializações, e perfil para atuação nos programas da Instituição” comenta Rosecler.

Protocolos e retorno das aulas

Em relação ao Plano de Contingência (Plancon) apresentado na ocasião, a diretora executiva da Apae explica que ele contém todos os procedimentos que a Apae de Brusque está adotando por conta da pandemia, com todas as adaptações necessárias, para que os alunos possam retornar com segurança para a instituição. “Os procedimentos e adaptações foram muito discutidos, nas várias reuniões da comissão interna da Apae, para a definição desse plano.  Ele segue todas as diretrizes orientadas pelo Estado e Município, com o olhar voltado aos nossos alunos, e devidamente aprovado pelo Comitê Municipal”, esclarece Rosecler.

Conforme o calendário e as diretrizes da FCEE, as aulas presenciais com os alunos retornam dia 17 de fevereiro, com regime de escala. “No ato da matrícula e das rematrículas dos alunos em janeiro, as famílias puderam optar se os atendimentos seriam presenciais ou remotos. Desta forma organizamos o fluxo de atendimentos, tanto dos professores como dos profissionais de saúde e alunos. Assim, os atendimentos serão individualizados, ou seja, será um aluno por sala, com exceção do Centro de Convivência Ruth de Sá, onde há turmas mais funcionais e o espaço amplo, e será possível receber até quatro alunos por turma/turno, com todos os cuidados e distanciamento recomendados”, esclarece.

Expectativas positivas

Mesmo com os protocolos necessários as expectativas para o ano de atuação da Apae de Brusque são as melhores. “2020 foi um ano onde refletimos sobre os papéis que desempenhamos, para criar novos olhares e iniciativas. A Apae conta com uma ótima equipe de profissionais, comprometida e dedicada, então temos a confiança de que junto com as famílias construiremos um bom trabalho este ano”, acrescentou a diretora.

As expectativas positivas também são entre os novos profissionais contratados, como Bianca Hoepers Mascarenhas. “Estou muito feliz em ter a oportunidade de atuar na entidade, pois todas as pessoas que já trabalharam na Apae, que conheci, sempre falam que é uma ótima experiência. As orientações de hoje foram bem necessárias, me deixaram mais tranquila e segura, além da boa recepção, que me fez sentir acolhida, para fazer um bom trabalho ao longo do ano”, comentou.

A Apae de Brusque

Fundada em 14 de setembro de 1955, em 2020 a Apae de Brusque celebrou seus 65 anos. A instituição é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, e que ainda é um dos alunos da entidade. Com ele, cerca de 270 alunos recebem atendimento.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.

Desde as medidas restritivas, adotadas em função da pandemia do Covid-19 em 2020, os atendimentos haviam sido suspensos, realizados de forma remota, sendo mantidos apenas os Testes do Pezinho e da Orelhinha, mediante a agendamento, realizados pela Clínica Uni Duni Tê, bem como os atendimentos de saúde individuais, realizados pelas três unidades de serviços que compõe a Apae.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Saiba quais serviços não podem funcionar neste fim de semana após decreto do Governo do Estado

O Governo do Estado publicou o Decreto 1.172 nesta sexta-feira, 26, suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira, 26 de fevereiro, até as 06h de segunda-feira, 1º de março. Os protocolos de saúde, previstos na publicação, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado. O...
Continuar lendo...

Prefeitura de Brusque amplia atendimento de urgência e emergência

Devido à alta demanda de atendimento em saúde, a Prefeitura de Brusque ampliou o atendimento de urgência e emergência para quadros leves. O objetivo principal é que as pessoas que não tenham sintomas respiratórios, ou seja, não sejam suspeitos para Covid-19, não precisem ir ao Hospital Azambuja. Em casos leves de urgência e emergência deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Maluche, que...
Continuar lendo...

Forças de segurança fiscalizam cumprimento de novo decreto do Governo do Estado

As forças de segurança de Santa Catarina trabalham de forma intensificada desde as 23h desta sexta-feira, 26, para garantir o cumprimento das novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em todo território catarinense. Conforme as determinações do Decreto 1.172 do Governo do Estado, está suspenso o funcionamento de serviços não essenciais até as 6h de segunda-feira, 1º de março.  Na madrugada, as equipes...
Continuar lendo...