Covid-19: governo negocia compra de mais 30 milhões de doses de vacina


Representantes do Ministério da Saúde, do instituto russo Gamaleya, fabricante da vacina Sputnik V, e do laboratório indiano Bharat Biotech, fornecedor do imunizante Covaxin, reúnem-se na próxima sexta-feira (5) para negociar a aquisição de mais 30 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, o avanço nas negociações foi decidido depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de Fase 3. O ministério espera ter acesso aos imunizantes ainda neste mês.

No encontro, serão discutidos também os termos contratuais, de acordo com as minutas de contrato solicitadas nesta quarta-feira (3), incluindo as bases das negociação, além do cronograma de entrega e dos valores das doses dos imunizantes.

A farmacêutica russa Gamaleya, que instalou uma linha de produção no Distrito Federal, adiantou ao Ministério da Saúde que, havendo acordo com a pasta, terá condições para entregar 10 milhões da Sputnik V, que serão importadas da Rússia, nos meses de fevereiro e março. A empresa russa informou que, a partir de abril, passará a produzir mensalmente o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e 8 milhões de doses no Brasil.

O laboratório indiano Bharat Biotech também disse acreditar no êxito das negociações com o governo brasileiro. Caso isso se viabilize, poderá entregar mais 8 milhões de doses da Covaxin ainda neste mês. A empresa afirmou ter condições de entregar mais 12 milhões de sua vacina em março.

 

Dúvidas ou Sugestões

Policia Civil resgata cão e faz prisão por maus-tratos

A Polícia Civil prendeu em flagrante uma mulher de 62 anos pelo crime de maus-tratos a animais. Foi na sexta-feira (26), no bairro Progresso, em Blumenau. Os policiais civis foram acionados pela ONG de Proteção Animal da Cidade de Blumenau (APRABLU) para averiguar uma situação de maus-tratos. No local, verificou-se um cachorro preso a uma corrente com um ferimento muito grave no focinho. O animal foi resgatado e encaminhado para cuidados...
Continuar lendo...

Homem sai para trabalhar e tem casa arrombada, no Guarani

Diversos objetos foram furtados de uma residência no bairro Guarani durante o início da manhã do último sábado (6). A vítima relatou que saiu para trabalhar na noite anterior e ao retornar pela manhã encontrou a casa arrombada. Foram furtados uma televisão de 50 polegadas da marca SEMP, um aparelho de som da Philips e sua carteira com todos seus documentos pessoais. Até o momento, nenhum dos suspeitos pelo crime foi...
Continuar lendo...

Reduz incidência de cárie em crianças de Brusque

A Secretaria de Saúde de Brusque realizou um Levantamento Epidemiológico da Cárie Dental nas escolas e Centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino. A pesquisa foi realizada com crianças de cinco e 12 anos, quando, em média, inicia-se a esfoliação da dentição decídua (conhecidos como dentes de leite) e conclusão da permanente, respectivamente. Ao todo foram avaliadas 2.107 crianças,...
Continuar lendo...