Covid-19: governo negocia compra de mais 30 milhões de doses de vacina


Representantes do Ministério da Saúde, do instituto russo Gamaleya, fabricante da vacina Sputnik V, e do laboratório indiano Bharat Biotech, fornecedor do imunizante Covaxin, reúnem-se na próxima sexta-feira (5) para negociar a aquisição de mais 30 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, o avanço nas negociações foi decidido depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de Fase 3. O ministério espera ter acesso aos imunizantes ainda neste mês.

No encontro, serão discutidos também os termos contratuais, de acordo com as minutas de contrato solicitadas nesta quarta-feira (3), incluindo as bases das negociação, além do cronograma de entrega e dos valores das doses dos imunizantes.

A farmacêutica russa Gamaleya, que instalou uma linha de produção no Distrito Federal, adiantou ao Ministério da Saúde que, havendo acordo com a pasta, terá condições para entregar 10 milhões da Sputnik V, que serão importadas da Rússia, nos meses de fevereiro e março. A empresa russa informou que, a partir de abril, passará a produzir mensalmente o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e 8 milhões de doses no Brasil.

O laboratório indiano Bharat Biotech também disse acreditar no êxito das negociações com o governo brasileiro. Caso isso se viabilize, poderá entregar mais 8 milhões de doses da Covaxin ainda neste mês. A empresa afirmou ter condições de entregar mais 12 milhões de sua vacina em março.

 

Dúvidas ou Sugestões

Brusque e o futebol se despedem de Almir Coutinho

Faleceu ontem, segunda-feira (22), o ex-jogador e ex-treinador de futebol Almir Coutinho, aos 73 anos de idade. Com passagem pelo Vasco da Gama, do Rio, ele residia em Brusque desde a década de 1970. Almir também jogou no Paysandú e no Carlos Renaux. Antes, teve passagens por clubes do Espírito Santo e de Minas Gerais. Em Brusque, além de atuar pelos dois times, Almir teve destaque nas escolinhas de futebol, n Sociedade Bandeirante e como técnico de...
Continuar lendo...

Três são presos por trafico e associação ao tráfico em Brusque

A Polícia Civil, por intermédio da Divisão de Investigação Criminal - DIC de Brusque, com apoio da DPCAMI de Brusque, prendeu  nesta sexta-feira (19) três homens por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Brusque. As prisões são decorrentes de investigação policial iniciada no segundo...
Continuar lendo...

Motociclista cai e é levado ao hospital com ferimentos

Por volta da 01h25min deste sábado (06) os Bombeiros foram acionados para atender uma queda de motociclista na Rua Primeiro de Maio, no bairro Primeiro de Maio, em Brusque. O condutor da Honda CG Titan, 19 anos, estava consciente e apresentava lesões na perna esquerda, bem como contusão e dores nos braços e na região torácica. Após atendimento ele foi encaminhado ao Hospital Azambuja para os cuidados médicos.
Continuar lendo...