Governo do Estado reforça protocolos de cuidados com variantes do vírus

O Governo do Estado tem reforçado com profissionais da saúde protocolos de cuidados sobre as novas variantes do vírus SARS-CoV-2. A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), enviou um documento às equipes com as medidas que devem ser adotadas para identificar possíveis mutações. Também foram redobrados cuidados com os profissionais que terão contato com pacientes transferidos de Manaus.

Para receber esses, a Secretaria da Saúde de Santa Catarina elaborou um protocolo seguro para os profissionais envolvidos no atendimento. As medidas que incluem testagem regular visam reforçar a biossegurança de Santa Catarina durante esse apoio.

Além disso, há uma orientação sobre a conduta das equipes de vigilância em saúde na hora de avaliar os casos suspeitos de Covid-19, no sentido de se verificar o histórico de viagens dos pacientes. As regiões de risco citadas são África do Sul, Reino Unido e a região Norte do Brasil - Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

Nesses casos, as amostras coletadas deverão ser encaminhadas para o Laboratório Central de Santa Catarina, (Lacen/SC), que encaminhará ao laboratório de referência Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ) para identificação de novas variantes.

Até o momento, Santa Catarina identificou seis casos suspeitos que estão em investigação, dos quais dois já foram descartados e quatro ainda estão aguardando resultado pelo laboratório de referência.

No caso das equipes que acompanham os pacientes vindos de Manaus, a orientação é para testagem constante dos profissionais, além de adotar todos os protocolos de biossegurança.

Santa Catarina já realizou até o momento 768.479 testes RT-PCR, 664.227 rápidos e há quase cinco mil em análise no Lacen.

O Governo do Estado reforça que é importante que a população continue fazendo sua parte na prevenção, colaborando com o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e fazendo a lavagem constante de mãos.

Dúvidas ou Sugestões

Polícia Militar apreende drogas, arma e munições no Dom Joaquim

A Polícia Militar  em rondas pelo bairro limoeiro nessa terça-feira, 16, por volta das 19h40, em Brusque, abordou  um veículo em atitude suspeita. Nele estava um casal. Após revista veicular foi encontrado um tablete de maconha pesando 983 gramas. Já em diligências na residência do homem, no bairro Dom Joaquim, foram encontrados, 13 comprimidos de  Ecstasy; um microponto LSD; uma balança, uma faca, uma estufa, além de...
Continuar lendo...

Ação pede impugnação de mandato de Rick Zanata por ele doar o salário

O vereador Rick Zanata (Patriota) esta sendo processado por doar o salário que recebe para entidades. O autor é um advogado de Brusque. Zanata  falou sobre o assunto na sessão  desta terça-feira (16). Ele tomou conhecimento  da ação  ao receber uma ligação de um oficial de justiça que estava lhe procurando para entregar a intimação. "Eu descia no aeroporto  de Navegantes, vindo de...
Continuar lendo...

Dois homens são mortos em troca de tiros em Ilhota

No município de Ilhota no final da tarde de quarta-feira (07) ocorreu uma troca de tiros entre o Pelotão de Patrulhamento Tático de Gaspar e dois homens. De acordo com os agentes chegou ao conhecimento dos policiais que dois homens iriam praticar um assalto em uma malharia por volta das 17hrs. A PM com base nas informações se dirigiu para o local indicado na espera dos suspeitos. Os dois homens próximo do horário que deveriam praticar o...
Continuar lendo...