Casas são atingidas por deslizamento e queda de muro, no Zantão

Na madrugada desta segunda-feira (1), por volta das 1h30, os agentes da Defesa Civil de Brusque atenderam uma ocorrência de deslizamento e queda de muro, na rua José Reis, bairro Zantão. No local, a equipe verificou que seis residências geminadas foram atingidas pelo deslizamento, bem como pelos escombros da estrutura. Ninguém se feriu. 

“Notificamos os moradores para utilizarem os cômodos da parte da frente da residência e realizarem um constante monitoramento. Também orientamos, para que os imóveis sejam evacuados no caso de incidência de chuvas. Na manhã do mesmo dia, a equipe retornou ao local para nova avaliação das condições de segurança”, explica o coordenador da Defesa Civil, Alessandro de Sousa Junior. 

A Fundação do Meio Ambiente - Fundema foi notificada pela Defesa Civil sobre a ocorrência. No período da tarde desta segunda-feira, a superintendente do órgão ambiental, Ana Helena Boos, também esteve no local dos deslizamentos. 

“No começo da tarde nos dirigimos junto com a Defesa Civil à localidade, para averiguar os fatos. Nesta vistoria foi lavrado um auto de notificação para o proprietário do empreendimento, para que ele faça o projeto do novo muro de contenção do excesso de barro. Também foi emitida uma licença, para que possam ser retirados o excesso de barro e os escombros, que desceram com a enxurrada”, explica Ana.

De acordo com ela, o projeto de contenção das águas, para que as casas não sejam mais afetadas, deve ser apresentado à Fundema no prazo de 15 dias. As edificações têm aproximadamente dois anos de construção.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem capota carro e fica ferido ao tentar fugir da Polícia, em Blumenau

Um homem de 50 anos se feriu após tentar fugir de uma abordagem policial na noite de ontem (20), em Blumenau. Durante a fuga, ele estava a bordo de um Fiat Uno e capotou o veículo na rua Henrique Reif, no bairro Nova Esperança, na cidade vizinha. O motivo da perseguição policial ainda não foi divulgado. O homem foi atendido pelos Bombeiros e pelo SAMU e foi encaminhado ao hospital.
Continuar lendo...

Celebração do Dia Mundial dos Enfermos foi marcada por muita emoção em Brusque

O Dia de Nossa Senhora de Lourdes, 11 de fevereiro, mais uma vez recebeu uma missa solene na igreja localizada no bairro São Pedro, em Brusque, e que a tem como padroeira. Muitos fiéis fizeram questão de acompanhar a celebração, com um pedido especial: saúde e cura às pessoas doentes, já que a data também celebra o Dia Mundial dos Enfermos. Presidida pelo padre Lúcio Tardivo, da Comunidade Bethânia e concelebrada pelo...
Continuar lendo...

Guabirubense possui quase 800 casinhas criativas de pássaros já fabricadas

“Eu me encontrei! É isto o que eu gosto de fazer”, diz Leonardo Fischer sobre a paixão por fabricar casinhas para pássaros. Filho do falecido prefeito de Guabiruba Ivo Fischer, Leonardo sempre teve o sonho de trabalhar com marcenaria. Após conhecer sua esposa, o guabirubense aprendeu com o sogro sobre o mundo das madeiras, e desde lá, vêm produzindo artigos do ramo por puro lazer. Leonardo, que é também proprietário de...
Continuar lendo...