Vídeos
Moradores soltam o verbo
Moradores da Rua João Vanolli, no Bairro Azambuja, em Brusque, estão pedindo atenção da Prefeitura. O problema é a água que desce do morro e não chega na tubulação, fazendo com que tudo que há pela frente seja levado e destrua desde calçada até acesso às residências.
Um dos moradores é o seu Osni Mafra, que vive na região há 50 anos. Ele conta que sua casa é uma das que tem sofrido prejuízo por conta do problema. Segundo ele, tanto alguns moradores quanto a própria Secretaria de Obras são responsáveis por alguns dos problemas que vêm à tona com chuva forte.
“O pessoal vem, roça a rua e o capim fica todo. Ele acaba correndo para a boca-de-lobo e trancando tudo. Não tem que vir e olhar: tem que fazer”, reclama ele, afirmando que já buscou solução no órgão e não teve sucesso em diversas vezes.
O caso é que há um loteamento atrás da residência dele e de outras famílias, mais acima. Quando chove forte, a água desce pela tubulação até a João Vanolli, mas não tem como destino a boca-de-lobo. Ela sai antes e forma um espécie de chafariz.
Uma simples ligação de poucos metros resolveria o problema assegura ele. Seu Osni disse que até se prontificou a executar o serviço se a Prefeitura desse o material e que teria sido dado esse aval, mas nada foi cumprido.
“Eu disse que se me trouxessem o material eu fazia. Prometeram trazer, mas até agora não trouxeram. Já faz uns quatro ou cinco meses. Eu vou ter que fazer, senão vai acabar com minha casa”, pontua ele.
Outro morador, o seu José Dutra, reside bem na esquina da João Vanolli com a Padre Antonio Eising. O problema dele é que todo o material carregado pela água que segue pela via para na frente da casa.
“Tem morador que limpa e tem morador que não limpa. Eu, cada vez que chove, tiro da boca-de-lobo e coloco na estrada. Mas aí vem outra chuva e carrega”, destaca ele.