INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.

Portaria nº 1.266/2021, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Conheça os ganhadores da promoção de Dia dos Pais da CDL Guabiruba

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba - CDL realizou no último sábado (7), véspera do Dia dos Pais, o sorteio da promoção “Meu Pai Merece”. Mais de cinco mil cupons foram preenchidos pelos consumidores nos estabelecimentos participantes.  O primeiro prêmio sorteado foi uma cesta com chocolates, vinho e kit de ferramentas com uma furadeira de alto impacto. O sortudo foi Roberto Misfeldt, que comprou na empresa Sua Casa...
Continuar lendo...

Obra de asfalto na Ponte Mário Olinger, a Ponte dos Bombeiros, é concluída

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Estratégica, finalizou na tarde desta terça-feira (30) a obra de asfalto da cabeceira da ponte Mário Olinger, a ponte dos bombeiros. Os motoristas devem ficar atentos, já que a liberação do trânsito no entorno ocorre em etapas. A secretária municipal de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, explicou sobre a liberação do trânsito....
Continuar lendo...

PMSC trabalha por um Carnaval Seguro

A Polícia Militar de Santa Catarina está preparada para o trabalho ostensivo durante este final de semana (13 e 14) e para o feriado de terça-feira de Carnaval (16). A PMSC irá seguir as recomendações de acordo com as medidas sanitárias que estão em vigor. Até o dia 21 de fevereiro de 2021 a PMSC estará realizando a Operação Verão Seguro que está acontecendo em 29 zonas balneárias...
Continuar lendo...