Represas de sistemas isolados serão limpas a cada três meses

Desde os primeiros dias do ano, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque voltou a realizar periodicamente desassoreamentos nas represas que compõem os seis sistemas isolados de captação de água bruta.

A ação tem como objetivo retirar resíduos sólidos como lodo, lama e vegetação que fica acumulada com o passar dos tempos no fundo das barragens, aumentando, assim, a capacidade de reservação e captação.

“Nós implementamos uma equipe que em determinados domingos pela manhã estarão desassoreando uma ou duas represas”, comenta o diretor-presidente da autarquia municipal, Luciano Camargo. “Iniciamos neste domingo, às 5h, limpando Santa Luzia e Ribeirão do Mafra. Ficamos até próximo do meio-dia, para não comprometer o abastecimento de água do local”.

Ainda de acordo com o responsável pelo Samae Brusque, este tipo de trabalho possui grande eficácia, já que aumenta consideravelmente a capacidade das represas. Em alguns casos, o volume de água armazenada pode chegar a triplicar. A ação, continua Camargo, tem, inclusive, assegurado o abastecimento de água neste início de ano em regiões onde ocorrem escassez durante o verão.

“Agora, no mínimo a cada três meses vai ser feito este procedimento nos sistemas isolados, para que não cheguem no ponto em que estas chegaram. Estávamos em um momento crítico, onde precisávamos de reserva e não tínhamos porque as barragens estavam cheias de lodo”, finaliza.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Luciano Hang deixa hospital e defende tratamento precoce contra covid-19

Nesta quarta-feira (21), o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, recebeu alta, após ficar internado no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo (SP). O empresário foi hospitalizado após ser diagnosticado com covid-19.   "Acabei de receber alta, graças a Deus. Parabenizo e agradeço toda equipe do hospital que atendeu a mim, minha mãe e esposa com excelência. Fiz uma live mais cedo onde compartilhei...
Continuar lendo...

Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio

A Polícia Civil prendeu um homem de 22 anos suspeito de ser o autor de uma tentativa de homicídio, em Itajaí. O crime ocorreu em novembro do ano passado. A motivação se deu em função de uma desavença. A vítima tinha 32 anos e foi agredida com golpes de faca. O suspeito foi localizado quando caminhava em Joinville, na manhã desta segunda--feira (18). Ele foi conduzido à sede da Divisão de...
Continuar lendo...

Prefeitura anuncia nova superintendente para Fundação Cultural

O prefeito de Brusque Ari Vequi anunciou na manhã desta quarta-feira (13) a nova superintendente da Fundação Cultural. Assume a função a partir de agora a artista plástica, Zane Marcos. “Assumo agora dando continuidade ao que estava sendo feito pelo antigo superintendente (Igor Balbinot). Nós sabemos que o prédio da Fundação tem alguns problemas estruturais e o prefeito já se comprometeu a resolver”,...
Continuar lendo...