Secretaria de Saúde chama atenção para Campanha Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção da humanidade, para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental das pessoas.

O primeiro mês do ano foi escolhido levando em conta questões simbólicas e culturais. Isso porque, de modo geral, nesta época as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, em suas relações sociais, condições de existência, emoções e sentidos existenciais.

Anualmente, são promovidas ações para marcar o tema. Em 2021, por conta da pandemia, a Secretaria de Saúde de Brusque não realizou eventos alusivos ao tema, mas organizou um painel semântico com imagens que representam bem-estar, acolhimento e afeto entre as pessoas.  

Para o coordenador geral dos serviços de saúde mental (CAPS II, CAPS AD, CAPSi e ambulatório de saúde mental) do município de Brusque, Joezer Matos Dogado, a saúde mental é uma questão que vai muito além da pandemia que enfrentamos atualmente. 

“A gente sempre se questiona: o que não é saúde mental? Em tudo podemos refletir sobre os processos e relações que geram saúde ou que adoecem. Esse mês alusivo ao Janeiro Branco, nós trabalhamos com essa ideia de promoção à saúde, ou mesmo de prevenção de doença. A gente entende que as pessoas adoecem pelo modo que vivem. Então, sempre que possível devemos reivindicar direitos e acesso à cultura, esporte, lazer, estudo e relacionamentos saudáveis. Isso é também, e produzirá saúde”, explica.

Dogado ressalta a importância das pessoas praticarem o autocuidado. “É necessário um tempo de olhar para si, para o outro em uma construção coletiva de saúde.  Isso não só em janeiro, mas ao longo do ano. Um planejamento pessoal e coletivo de saúde mental seria bem importante”, orienta. 

Os serviços de saúde mental do município, como o CAPS 2, o infantil, o AD e o ambulatório de saúde mental já estão consolidados em Brusque. “Acolhemos as pessoas que já adoeceram, que já estão adoecidas em suas relações, em suas condições, mas também buscamos autonomia e o resgate da saúde e do bem estar. É desta forma que trabalhamos esses serviços. Nosso desejo é que o Janeiro Branco sirva de inspiração para os demais meses do ano”, conclui o coordenador.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Aumenta número chamados por causa da chuva nas últimas horas

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque atualizou a situação das chuvas na cidade, às 10h desta sexta-feira (22). O número total de ocorrências subiu para 47 nas últimas horas.  Foram atendidos nesta semana 27 chamados de deslizamento, sete quedas de árvore, três rompimentos/obstrução de tubulação, quatro alagamentos, três quedas de muro, duas ocorrências de...
Continuar lendo...

URGENTE Usando faca e máscara de Covid-19, homem assalta farmácia em Brusque

Um homem armado com uma faca assaltou uma farmácia no bairro Santa Terezinha. O crime aconteceu no final da tarde deste domingo (24), por volta de 18h20. De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar, o criminoso era loiro, usava jaqueta escura, máscara contra Covid-19 e tinha cerca de 1,90 metro de altura. Ele entrou no local, anunciou o crime e levou o dinheiro do caixa. em seguidamente, teria fugido a pé, em...
Continuar lendo...

Treinamento orienta vereadores sobre funcionamento do Legislativo

Vereadores da Legislatura 2021-2024 participaram nesta quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal,de Brusque, de um treinamento sobre o Regimento Interno da casa legislativa e prática de sessão ordinária.    No encontro, servidores do Poder Legislativo apresentaram aos parlamentares informações pertinentes ao funcionamento de setores da Câmara, como recepção, assessoria jurídica e legislativa,...
Continuar lendo...