Presidente envia carta à Índia pedindo agilidade no envio de vacina

O presidente Jair Bolsonaro enviou nesta sexta-feira (8) uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na qual solicita  urgência no envio para o Brasil das doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca produzidas na Índia, segundo informou o governo federal.

"O imunizante está sendo produzido no Serum Institute of India e deverá integrar de forma imediata a implementação do nosso Programa Nacional de Imunização", informaram em nota conjunta a Secretaria de Comunicação da Presidência e o Ministério da Saúde. Neste momento, o laboratório indiano fornecerá 2 milhões de doses da vacina.

Na carta, Bolsonaro também agradeceu a Índia pela liberação das exportações dos insumos farmacêuticos produzidos naquele país, "de extrema relevância para o abastecimento do mercado brasileiro", de acordo com a nota.

O Ministério da Saúde quer começar a imunização, no cenário mais otimista, a partir de 20 de janeiro. Além da vacina da AstraZeneca, o governo federal também aguarda aprovação da Anvisa da CoronaVac, da chinesa Sinovac.

O pedido de urgência para a importação das doses da Índia ocorre após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ter informado que vai ocorrer um atraso na chegada ao país do insumo necessário para a produção local do imunizante desenvolvida pela AstraZeneca. Até o fim do ano, o governo federal espera contar com mais de 200 milhões de doses do imunizante produzidos pela Fiocruz.

A vacina da Sinovac está sendo produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. A expectativa do governo brasileiro é comprar 100 milhões de doses da Coronavac.

 

* Com informações da Reuters

Fonte: Agência Brasil

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Após anos, nove servidores do Samae recuperam direitos de abono e aposentadoria

Depois de mais de dois anos de buscas por documentos que haviam sido extraviados ou perdidos há mais de duas décadas, nove servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque receberam, nesta sexta-feira, 15 de janeiro, portaria retroativa que reconhece todos os seus direitos de abono de permanência e aposentadoria junto ao Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev). Muitos servidores do Samae Brusque são...
Continuar lendo...

Homem é condenado a 58 anos de prisão por estupro de vulnerável, em Brusque

Na terça-feira (12) a Justiça de Brusque condenou um homem de 50 anos de idade, a 58 anos e 4 meses de reclusão pela prática de estupro e estupro de vulnerável contra três vítimas diferentes. A investigação conduzida pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) teve início em junho de 2020 quando a família de duas crianças,11 e 12 anos respectivamente,...
Continuar lendo...

Bombeiros Militares de Brusque atenderam mais de 15 mil ocorrências em 2020

Desde o período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, a 3ª Companhia de Bombeiros Militar, que possui atuação nas cidades de Brusque (sede), Guabiruba e Botuverá, realizou mais de 15.000 atendimentos à população, dentre Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento, Busca e Resgate, Incêndios, Ocorrências Diversas e Serviços de Segurança Contra Incêndio, conforme imagens. Um índice que...
Continuar lendo...