Matriz de Risco aponta 10 regiões em estado gravíssimo e seis em nível grave

A Matriz de Risco Potencial divulgada na quinta-feira, 07, pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde (SES) classifica 10 das 16 regiões de saúde catarinenses como em alerta gravíssimo (cor vermelha) para transmissão do novo coronavírus. No boletim anterior, eram 12 locais neste patamar. As outras seis regiões estão em estado grave (cor laranja).

O Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna e Serra foram reclassificados para o nível grave (cor laranja). Enquanto as regiões de Xanxerê, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste sofreram agravamentos nos índices e passaram para o nível gravíssimo (cor vermelha).

De acordo com a epidemiologista Maria Cristina Willemann, a redução do número de casos foi o principal motivo para a melhoria do cenário. “Na matriz dessa semana observamos que o cálculo RT, que é o índice de transmissibilidade, sofreu redução”, destacou.

Mudança na matriz

A Matriz de Risco Potencial passou a considerar a taxa de ocupação de leitos UTI Adulto reservados para Covid-19 no seu cálculo, na dimensão que acompanha a Capacidade de Atenção. Até então, eram considerados todos os leitos de UTI. A mudança é motivada ao se observar que as taxas de ocupação são impactadas pelo empenho para a reabilitação de leitos disponibilizados nos hospitais catarinenses que foram desativados ao longo do tempo.

Neste momento, os demais leitos de UTI podem ser ocupados por outras razões, como a realização de cirurgias que se tornaram tempo-sensíveis. Além disso, atualmente, a maioria dos hospitais já tem um processo de trabalho organizado para reorganização dos espaços que devem ser exclusivos para atendimento de pessoas infectadas ou não, sendo que os leitos vizinhos a uma pessoa positiva ficam naturalmente reservados.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ambulância do Samu de Brusque só será trocada em 2022

Atualmente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu de Brusque está em funcionamento com uma ambulância cedida pelo município. O veículo, tradicional, do Governo Federal, está na mecânica, apresentou um superaquecimento no motor. O coordenador do Samu de Brusque, Álvaro de Carvalho, em entrevista à Rádio Cidade esclareceu alguns pontos sobre o atendimento.  Álvaro disse que está...
Continuar lendo...

Mais 74 novos casos de coronavírus são registrados em Brusque

O novo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (8) aponta que Brusque tem 14.263 casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 74 novos casos da doença. Do total já registrado, 13.557 pessoas já estão recuperadas. Há 600 casos ativos.  A cidade tem no momento 36 pessoas internadas, sendo 21 na UTI e 15 em enfermaria. Há 282 casos em investigação e 1.088 pessoas...
Continuar lendo...

Polícia Militar divulga motivação da tentativa de homicídio no bairro Steffen

Na manhã desta segunda-feira (11), por volta das 8h43, a Polícia Militar foi acionada para averiguar disparo de arma de fogo na rua Valdir Zorrer, bairro Steffen. No local, a vítima, um homem de 50 anos, relatou que pediu para seu inquilino desocupar a quitinete a qual estava há dois meses. E que hoje o inquilino chegou na sua casa gritando e lhe ofendendo. E quando ele saiu para verificar o que estava acontecendo e foi atingido por uma garrafa de vidro que cortou...
Continuar lendo...