Governo zera imposto de importação de seringas e agulhas até junho

Até o meio do ano, as seringas e agulhas de outros países entrarão no Brasil sem pagar tarifas. O Comitê-Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar o imposto de importação até 30 de junho. A medida ajudará a reforçar o combate à pandemia de covid-19.

Até agora, esses produtos pagavam 16% de alíquota para entrar no país. A Camex também suspendeu, até o fim de junho, uma sobretaxa aplicada para as seringas descartáveis importadas da China.

Desde 2009, o Brasil aplica uma medida antidumping - punição autorizada pelas normas internacionais quando um país julga haver concorrência desleal à indústria nacional - às seringas descartáveis chinesas. Desde 2015, a sobretaxa estava fixada em US$ 4,55 a cada quilograma de mercadoria importada.

Tarifa zerada

Com as duas medidas, a lista de produtos com tarifa zerada para o combate à pandemia de covid-19 aumentou para 303 produtos. Desde março do ano passado, o Comitê-Executivo da Camex avalia o abastecimento brasileiro de produtos de saúde e promove ajustes na lista com base na avaliação do Ministério da Saúde da situação da pandemia no país. Até agora, foram emitidas 16 resoluções de reduções tarifárias.

Na segunda-feira (4), o Ministério da Saúde havia requisitado a fabricantes instalados no país seringas e agulhas de estoques excedentes para a futura campanha de vacinação contra a covid-19.

 

Fonte: Agência Brasil 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Samae notifica empresa por atrasos em terraplenagem no terreno da ETA Cristalina

O corpo administrativo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque se reuniu, na manhã desta terça-feira, 12 de janeiro, com representantes da empresa Terrabase, responsável pelos serviços de terraplenagem do terreno onde será instalada a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Cristalina. Durante o encontro, a construtora de Timbó (SC) prestou esclarecimentos à autarquia...
Continuar lendo...

Hora de acreditar: Jerson Testoni confia no elenco para chegar a mais uma decisão de Brasileiro

Quadricolor realizou o segundo treino da semana, na quinta-feira (14), no CT Rolf Erbe. Jerson Testoni comentou sobre a importância do acesso do Brusque para a cidade e os atletas. “Estávamos trabalhando muito pra isso. Iniciamos a competição com quatro objetivos, o primeiro era a permanência na Série C, o segundo era passar de fase, o terceiro o acesso e o quarto objetivo é buscar essa conquista do título, então estamos em...
Continuar lendo...

Equipe de Turismo participa de reunião em Blumenau

Na manhã desta terça-feira (12) a equipe de Turismo da Prefeitura de Brusque participou de uma reunião com o secretário de Turismo de Blumenau (SC) Marcelo Greuel e o diretor do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther.  A pauta do encontro, realizado no Parque Vila Germânica, foi a retomada do Turismo na região, nesta e na próxima fase da pandemia, bem como a troca de experiências entre as duas cidades.  De acordo com...
Continuar lendo...