Procon/SC constata diferença de até 699% no preço do material escolar


Pesquisar bem os preços antes de comprar o material escolar pode gerar uma boa economia. Pesquisa realizada pelo Procon/SC mostra que a diferença de valores entre produtos similares chega a variar até 699%, como é o caso de uma caneta esferográfica, que pode ser encontrada por R$ 1,00 até R$ 7,99 em estabelecimentos visitados pelo fiscais na capital catarinense.
Ao todo, foram pesquisados os valores de 17 itens constantemente solicitados pelas escolas. Borracha, canetas e tintas para pintura são os que mais oscilam.

Pedidos abusivos
O Procon/SC recomenda que os pais fiquem atentos aos pedidos das escolas, pois algumas instituições podem fazer pedidos que não cabe a eles fornecerem, como álcool, giz e pincel para lousa, lenços descartáveis, copos plásticos ou medicamentos.
De acordo com o diretor do órgão, Tiago Silva, a escola só pode exigir os materiais utilizados nas atividades diárias do aluno e em quantidade razoável. Também não pode haver especificação da marca ou do local para compra.

Dicas
O diretor do Procon/SC sugere que, antes de ir as compras, o consumidor verifique quais dos produtos da lista de material já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso, evitando assim, compras desnecessárias. Outra forma de economizar é promover a troca de livros didáticos entre alunos.

Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, dessa forma pode ser interessante efetuar compras coletivas, em parceria com outros pais. Nas compras pela internet o consumidor deve estar atento ao site acessado, verificando se é confiável e se apresenta segurança. Além disso, é preciso verificar o custo do frete, que pode encarecer a compra.

Fonte Secom

Dúvidas ou Sugestões

Reunião discute sobre desburocratização dos pedidos para loteamentos

Ontem quarta-feira (17) na sede do Samae em Brusque ocorreu uma reunião que teve como objetivo deliberar sobre a possível criação de uma comissão multi entidades que visa desburocratizar os diversos pedidos de viabilidade para loteamentos e outros tipos de empreendimentos. No encontro estiveram presentes, a superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Ana Helena Boos; o diretor-presidente do Instituto Brusquense de...
Continuar lendo...

Brusque vence o Ituano e volta para série B, 32 anos depois

O Brusque encarou o Ituano, na noite desta segunda-feira (11), no estádio Augusto Bauer. Uma vitória colocaria o Brusque FC na Série B com uma rodada de antecedência.  O Quadricolor foi pra cima, no primeiro minuto, Airton arriscou de fora da área e o goleiro jogou para escanteio. Na cobrança, Airton cobrou direto e quase fez um gol olímpico. Aos quatro minutos, Marco Antônio recebeu lançamento e tocou por baixo do goleiro...
Continuar lendo...

Beira Rio: Acidente entre moto e carro deixa jovem ferido

Um acidente entre um carro com placas de Blumenau e uma motocicleta com placas de Presidente Prudente/SP , deixou uma pessoa ferida. A ocorrência aconteceu na manhã deste domingo (14), por volta das 9h10, na Avenida Beira Rio, sentido centro. De acordo com os socorristas, o condutor da moto, um rapaz de 21 anos, encontrava-se consciente e orientado, mas com fratura exposta na perna esquerda, e ferimentos na mão, cotovelo e ombro esquerdo. Após os primeiros atendimentos o jovem foi...
Continuar lendo...