Brusquense que mora na Alemanha é vacinado contra o Coronavírus

A Rádio Cidade conversou com o brusquense, Ivanor Kistenmacher, 50 anos, que mora na cidade de Ulm, na Alemanha. Ele nesta terça-feira (05) recebeu a vacina de imunização do Coronavírus. Ivanor morou em Brusque até os seus 20 anos e é fisioterapeuta. Ele também explicou a forma que o país e a região que ele habita tem se portado diante da pandemia.

Confira a entrevista realizada com ele:

RC- Como foi e como está sendo a pandemia na Alemanha?

Ivanor- Como em todo o lugar do mundo começou há um ano e de forma muita rápida. Aqui tem as pessoas que acreditam na pandemia e outras não. Mas o governo informou nesta terça-feira (05) que vai restringir ainda mais as atividades, uma delas é a questão das escolas e o comércio que vai permanecer fechado até dia 31 de janeiro, salvo os estabelecimentos considerados essenciais.  

RC- Quais foram os reflexos para a tua profissão?

Ivanor - Todos os comércios e pessoas que pararam de trabalhar tiveram uma ajuda emergencial. Eu na condição de fisioterapeuta parei duas semanas e depois pude retornar ao trabalho. Deixei a vontade aos meus pacientes se queriam seguir o tratamento, no começo um pouco difícil, mas depois tomando todos os cuidados as pessoas vieram procurar os serviços novamente.

RC - Como o governo tem se portando diante da pandemia?

Ivanor- O governo tem se portado muito bem, a chanceler da Alemanha, Ângela Merkel tem uma popularidade muito grande. Ela é muito séria, o povo acredita muito nas decisões dela, confia no trabalho dela. Ela é doutora em física, tem conhecimento, e quando ela faz os pronunciamentos as pessoas param para escutar. Claro tem alguns críticos, mas a maioria está satisfeito.  

RC - Você chegou a ser infectado?

Ivanor - Não fui infectado e ninguém ao meu redor foi. Fiz dois testes e deram negativo. Duas pacientes minhas tiveram, mas foi logo no começo, mas se recuperaram bem.

RC - A vacina, qual foi a sensação de ter tomado? Como foram os procedimentos?

Ivanor- Eu estava em dúvida sobre fazer ou não. Tem um site do governo onde a gente pode se inscrever para tomar a vacina, e aí se percebe se a pessoa tem os requisitos ou não e eu fiz. Como eu trabalho com paciente que já passaram por intubação, já com uma idade avançada, então eu pensei muito e aí decidi tomar a vacina. Aí eu me escrevi no site, preparei todos os papeis, marquei a data. Fui muito bem recebido, fiz o primeiro passo, que é a documentação, depois o segundo passo que é falar com a médica, onde ela explica sobre o Coronavírus, e avalia sobre outras doenças, ela repete o questionamento se realmente eu quero tomar a vacina, eu posso desistir mesmo que já tenha feito os demais passos, mas eu disse sim, ai fui para uma outra sala, onde eles apresentam um vídeo demonstrativo explicando sobre a doença e a vacina. Depois disso fui para um outro espaço, onde daí sim fui vacinado. Foi super tranquilo, vi muitas pessoas idosas lá tomando, a energia era muito boa, sensação de que isso vai acabar, vai passar.

RC - Qual foi a vacina que você tomou?

 Ivanor - A BioNTech produzida em Mainz, próximo a Frankfurt, é a única que está aprovada aqui. Durante as próximas semanas outras também devem ser aprovadas.

RC- Teve algum efeito colateral?

Ivanor - Não senti nada, nem uma febre, nem dor de cabeça é como tomar uma vacina normal para gripe

RC - A aplicação da vacina também teve esse movimento anti-vacina que temos no Brasil?

Ivanor - Esse movimento é mundial, eu também estava em dúvida para fazer ou não, mas o importante é que cada um decida. Eu fiz a primeira parte, em 21 dias tomo a segunda, mas já dá uma sensação boa. O governo explica, mas não obriga as pessoas a tomarem a vacina.

RC- Qual foi o critério para a vacinação aí na Alemanha?

Ivanor - Pessoas acima de 80 anos, pessoas que trabalham na área médica. Se inscrevem por site ou telefone. E se pessoa for apta, aí o horário já é marcado. Mas é preciso ter uma documentação que comprovem que você está dentro dos critérios. Eu trabalho com pessoas do grupo de risco e com a comprovação foi possível que eu tomasse a vacina.

RC - Aconselha a vacina?

Ivanor - Eu aconselho a vacina. Foi investido muito dinheiro para os cientistas, para estudos. Conversei com um biólogo, ele me explicou sobre a vacina, como ela age, e isso me deu mais segurança. Me informei e decidi por tomar.

RC - Tua região teve muitas mortes?

- Moro no Sul da Alemanha, na cidade Ulm, teve algumas mortes, mas não muitas, o povo respeitou bastante, mas temos doentes sim.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

SINTRICOMB retoma atividades e já tem primeiras ações do ano

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB) retornou com as atividades e atendimento ao público neste ano de 2021. A entidade abriu as portas na manhã desta segunda-feira (11). Da mesma forma, o sindicato dá início ao planejamento de ações a serem desenvolvidas ao longo dos próximos doze meses. De imediato, duas delas devem nortear a...
Continuar lendo...

Santa Catarina está com mais de 3 mil vagas de emprego abertas

O Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina (Sine/SC) está com 3.343 vagas em aberto nas unidades de atendimento integrado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) nesta terça-feira, 12. Do total, 55 oportunidades são para Pessoas com Deficiência (PCDs). As remunerações são a partir de um salário mínimo. O aquecido mercado da agroindústria segue liderando as...
Continuar lendo...

Homem sofre fratura aberta na perna após acidente entre carro e moto

Por volta das 12h41 desta sexta-feira (08) os Bombeiros foram acionados para atender um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um automóvel. O fato aconteceu na Rua Felipe Schmidt, no centro de Brusque. O condutor da moto, 52 anos, estava deitado na via, consciente e apresentava fratura aberta na perna esquerda. Após atendimento ele foi levado ao Hospital Azambuja para cuidados médicos. O condutor do automóvel Mercedez Benz de Brusque, 42 anos,...
Continuar lendo...