Um dos setores mais atingidos com a pandemia do coronavírus, o setor cultural, teve que se reinventar neste 2020 e com a Fundação Cultural de Brusque não foi diferente. Embora o ano atípico tenha sido desafiador, a Fundação Cultural de Brusque se adaptou e conseguiu executar muitas atividades.
O diretor da Fundação Cultural, Igor Balbinot, afirmou que as aulas da Fundação, da Escola de Artes aconteceram esse ano, desde março, de forma virtual. Com relação a ajuda financeira aos artistas da cidade, Babinot destacou as ações da lei Aldir Blanc onde foram distribuídos cerca de 899 mil reais que vieram para o município.
Março de 2020.
- Realização do Convênio anual para manutenção dos 3 museus do município (Instituto Aldo Krieger, Museu Casa de Brusque, Museu de Azambuja).
- Manutenção e atualização da Sala Brusque Virtual.
- Realização da 18ª Semana Nacional de Museus de forma virtual – Com a produção de conteúdo audiovisual dos três Museus do Município.
- Realização de pesquisa sobre os impactos econômicos da pandemia em relação aos setores criativos da região.
- Realização do evento Semana de Brusque de forma Virtual, com mais de 30 mil acessos.
- Realização de Mapeamento Cultural local para aplicação da Lei Aldir Blanc em Brusque.
- Planejamento, operacionalização e distribuição dos Recursos advindos da Lei da Emergência Cultural Aldir Blanc. R$ 899 mil.
- Lançamento do Canal Arte e Apreciação da Fundação Cultural de Brusque no You Tube (mais de 40 vídeos produzidos pelos servidores durante a pandemia).
- Realização de cerca de 20 Lives de bate papo ou shows com artistas locais durante toda a
pandemia.
- Biblioteca Pública Ary Cabral - Servidores da Biblioteca chegaram ao número de 16 mil livros catalogados no sistema informatizado da Biblioteca durante o período da pandemia.
- Realização da Semana da Consciência Negra de forma virtual com 8 ações.
- Revitalização de todas as salas de aula da Fundação Cultural de Brusque.
- Compra de equipamentos de informática e sonorização para realização de lives e eventos.
- Lançamento de processo de credenciamento de propostas e a realização de apresentações culturais virtuais alusivas ao Natal com 6 atrações.
- Projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura - Temporada 2021 Big Band Brusque – Aprovado e liberado para captação de recursos. 250 mil.
- Projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura - Festival de Inverno 2021 (com mostras musical, de audiovisual e de teatro). Em fase de análise * aguardando aprovação. 270 mil.