Sindicatos vão disponibilizar doses a associados e dependentes

O Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e região vai dar início a uma campanha de vacinação contra três tipos de gripe, inclusive a do vírus H1NI, conhecida por gripe A. A ação vai beneficiar associados e dependentes dos onze sindicatos que integram o órgão e têm sede na cidade de Brusque. O objetivo é oferecer doses a preços mais acessíveis, ao custo de R$ 30 por pessoa, podendo ser menor ainda, pois cada sindicato terá autonomia para definir se subsidiará parte do valor.

Segundo o coordenador do Fórum, José Gilson Cardoso, serão adquiridas, em um primeiro momento, 10 mil doses. A aplicação ocorrerá nas sedes de cinco sindicatos ligados ao Fórum: Sindicato dos Metalúrgicos (Sintimmmeb), Sindicato dos Empregados no Comércio, Sindicato dos Servidores Públicos (Sinseb), Sindicato dos Trabalhadores de Fiação e Tecelagem (Sintrafite) e Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário (Sintrivest).
“Cada entidade vai ter a possibilidade, ainda, de subsidiar o preço das doses. Ou seja, o custo é de R$ 30, mas que poderá ser menor ainda, dependendo do que cada sindicato definir”, explica Cardoso, orientando que os trabalhadores procurem o sindicato em que é associado para obter mais informações sobre o assunto.
No ano passado, experiência semelhante foi feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque (Sinseb). O presidente da entidade, Orlando Soares Filho, comenta que 1,7 mil doses foram aplicadas. A ação do Sinseb serviu de base para as demais entidades sindicais, principalmente na questão das licenças e espaços adequados para que as vacinas sejam aplicadas.
“Prezamos pela qualidade da vacina e não apenas a quantidade. Através do Fórum Sindical de Trabalhadores, procuramos por uma clinica ou laboratório que tivesse estrutura para aplicar com qualidade e não quantidade somente. Há essa preocupação juntamente com a vigilância epidemiológica e sanitária para credenciar os nossos locais de aplicação das vacinas”, frisou ele.
O início da campanha de vacinação promovida pelos sindicatos é 15 de abril, quando as doses estarão disponíveis aos trabalhadores e associados dos onze sindicatos que integram o Fórum.
Dúvidas ou Sugestões