(VÍDEO) Ao invés de reclamar, eles resolveram agir

Entre tantas informações, cobranças e apontamentos da comunidade, a  Rádio Cidade conta a história de uma união de moradores que embelezou a rua onde residem. Muitas vezes, o descontentamento não se resolve reclamando e, sim, fazendo.

Essa foi atitude dos moradores da Rua Francisco Sassi, no bairro Jardim Maluche. Em parceria com o poder público, eles embelezaram a via e revitalizaram um espaço antes abandonado. O local, agora, é uma bonita praça.

Morador do bairro há 17 anos, Marcos Basso explica que o trabalho é voluntário e que iniciou em 2018, logo após a pavimentação asfáltica. Que, também, foi outra luta dos moradores.

“Começamos devagar, espalhando o barro dos canteiros. Depois, comprando floreiras e agregando moradores. Hoje, temos essa rua com uma variedade de flores. Os moradores, quando tem um tempo, fazem a manutenção, são dedicados, cuidam de verdade”, pontua ele.

Basso diz estar orgulhoso e que esperava essa adesão dos moradores. “Nossos moradores são muito unidos. Desde a pavimentação, a gente se organizou em conjunto. Temos uma rua bonita, as pessoas param para tirar fotos e postam nas redes sociais. Assim, levam o nome da rua da cidade para muitos lugares”, relata.

Depois dos canteiros, o pensamento se voltou para a praça. Marcos explica que a Prefeitura havia feito o plantio de árvores. “Através da Fundema, eles plantaram árvores. Fomos ver qual era destinação do espaço e descobrimos que era para ser uma praça. Então, continuamos a revitalização: o poder público trazendo terra, grama e os moradores ajudando, plantando, tudo com orientação da equipe de paisagismo e agora temos esse espaço muito bonito. Fizemos isso para ter um espaço público de qualidade e um lugar onde moramos agradável”, afirma.

Os moradores são unidos e querem alcançar mais alguns objetivos para melhorar os espaços. Morador há 20 anos, Sérgio Luiz Gamba também é voluntário e disse que a intenção agora é finalizar a praça.

“Vamos manter o cuidado com os canteiros, agradecendo a todos os moradores que se envolvem no trabalho. Para fechar, estamos na luta para concluir a praça, as calçadas. Pensamos em calçadas livres e largas, para as pessoas caminharem, as crianças andarem de bicicleta. Em conjunto com a administração, esperamos logo finalizar”, afirmou.

Vídeos

Entre reclamar e agir, eles escolheram fazer acontecer"
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões