Brusque, uma cidade a cada dia mais sustentável

Quem passa pela Beira Rio, próximo a Ponte Estaiada, agora pode admirar três diferentes espécies de Girassóis florescendo no local. Também é possível observar a presença de abelhas, que são especialmente atraídas pelos tipos de flores escolhidas para compor o espaço. 


“Mais uma vez nós estamos com os girassóis abertos e muito deles abrindo. O que chama bastante atenção nos diferentes tipos são as cores.  Além do amarelo das pétalas, temos os miolos marrons, pretos ou amarelos. Isso devido a diferença de sementes”, explica o diretor de paisagismo da Secretaria de Obras, Kito Maestri. 
De acordo com ele, outra diferença entre as espécies plantadas está no tamanho e na quantidades de flores. “Se todos observarem têm alguns pés que têm vários botões ao redor, várias flores. Outros, só têm uma e ela não está 100% virada para sol”, detalha. 


A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Obras, pretende plantar girassóis em outros pontos da cidade. Neste momento, são realizados testes de plantio, para verificar quais tipos mais se adaptam e também quais são os mais apreciados pelas abelhas. O intuito é contribuir para a preservação deste inseto, tão importante para o equilíbrio do planeta.  
“Também estamos fazendo a experiência de plantio de mini girassóis no canteiro perto do Angeloni e na subida do parque Leopoldo Moritz”, conta Maestri.

Dúvidas ou Sugestões