Programação da Semana da Consciência Negra começa nesta terça na UNIFEBE

Começa nesta terça-feira (17), a programação em alusão à Semana da Consciência Negra. O evento promovido pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), por meio do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (LACEDH), será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.

O primeiro debate virtual terá como tema “E não sou eu uma mulher?”, mediado pela professora de Direito Daíra Andrea de Jesus, contará com a participação das debatedoras Síntia Nara dos Santos da Silveira e Amanda Clara Reis dos Santos. A conversa será transmitida a partir das 13h. Já na quinta-feira (19), às 19h, o evento abordará a “Educação e Relações Étnico Raciais no Território Catarinense”, trazendo o relato do assassinato de um escravo na Colônia Itajahy- Brusque, em 1861.

Na sexta-feira (20), às 19h, o debate será realizado com o apoio do Comitê de Memória e Patrimônio Cultural da UNIFEBE e terá como questionamento central o “Racismo Estrutural ou Estruturalismo Racial?”. O assunto será abordado de acordo com as relações étnicos-raciais e as presenças afrodescendentes no Vale do Itajaí-Mirim.

Para a professora Daíra Andrea de Jesus, uma das organizadoras do evento, os debates possibilitarão desenvolver um novo olhar sobre a realidade e a necessidade de ações e políticas antirracistas. “Nosso objetivo é evidenciar a importância de refletir acerca da existência e das consequências, por vezes, irreversíveis do racismo, bastante presente em nossa sociedade. É pensarmos, principalmente, na necessidade de conhecimento e da valorização da cultura afro-brasileira, e na relevância da análise da contribuição da população negra na formação e no desenvolvimento da nossa nação”, salienta Daíra.

Confira a programação em unifebe.edu.br e inscreva-se. 

 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões