Barroso: falha em computador provocou atraso na divulgação da apuração

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse há pouco que uma falha em um computador provocou atraso na divulgação dos resultados da apuração do primeiro turno. Por volta das 21h40, cerca de 63% dos votos tinham sido computados. 

Segundo o ministro, os dados dos tribunais regionais eleitorais foram recebidos pelo tribunal, mas ocorreu uma falha no processador de um supercomputador e foi preciso fazer a reparação. Segundo Barroso, o atraso não traz prejuízo para o resultado das eleições, porque o problema está somente na divulgação. 

"A ideia de que a demora possa trazer algum tipo de consequência para o resultado não faz nenhum sentido, porque o resultado das eleições já saiu no momento em que a urna imprimiu o boletim da urna. Esse boletim é impresso em diversas vias, é fixado no lado de fora da seção eleitoral e distribuído aos partidos", explicou. 

No entanto, o ministro disse que a centralização da totalização (soma) de votos no TSE também pode ter contribuído para a lentidão da divulgação. Nas eleições anteriores, a totalização era realizada pelos tribunais regionais eleitorais. Antes de Barroso assumir, a ministra Rosa Weber ocupou o cargo de presidente da Corte. 

“De fato houve uma alteração e totalização passou a ser centralizada no TSE. Essa não foi uma decisão minha. Eu tomei posse em maio, o sistema já havia sido alterado dessa forma. Preciso dizer que, desde o primeiro momento, eu não tive simpatia por essa opção, mas era a opção estabelecida, e foi ela que eu segui. Muito possivelmente, por ser uma novidade, pode estar na origem da instabilidade que sofremos”, afirmou. 

Durante uma coletiva na qual apresentou um balanço do dia de votação, Barroso informou que cerca de 3,5 mil urnas apresentaram defeito e tiveram que ser substituídas. Não houve votação manual em nenhum município do país. 

Sobre o ataque cibernético realizado na manhã de hoje ao sistema do TSE, Barroso reafirmou que o ataque foi neutralizado e não provocou danos. O caso é investigado pela Polícia Federal (PF). 

 

Fonte: Agência Brasil 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Entidades sugerem horário especial para Black Friday

Duas entidades de Brusque, a Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL,  e o Sindicato do Comércio Varejista, Sindilojas, organizaram uma campanha de apoio para que os estabelecimentos participem nesta sexta-feira (27) da Black Friday, com ofertas, decoração e atendimento com horário especial, para que os consumidores possam aproveitar as ofertas. As entidades incentivam que os comerciantes brusquenses nesta data façam horário de atendimento...
Continuar lendo...

Homem tem 20% do corpo queimado em acidente de trabalho em Brusque

Na tarde desta sexta-feira (27) por volta das 14h32min, os Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de acidente de trabalho em uma oficina mecânica de automóveis na Rua Santos Domunt, no bairro de Santa Terezinha No local, um homem de 19 anos, estava consciente, orientado, de pé sob o chuveiro. Apresentando queimaduras de 1° e 2° grau no membro superior direito (braço e antebraço) e região de tórax e abdômen...
Continuar lendo...

Cultura divulga resultado preliminar de edital da Lei Aldir Blanc em Guabiruba

A Fundação Cultural de Guabiruba divulgou ne segunda-feira (23), o resultado parcial do Edital de Premiação da Lei Aldir Blanc. Nesta primeira etapa foi feita análise documental dos 25 projetos inscritos. Cinco deles apresentaram problemas com a documentação e terão novo prazo entre os dias 24 e 30 de novembro para enviarem as correções sugeridas através do mesmo portal em que os projetos foram cadastrados...
Continuar lendo...