Eleições 2020: saiba como acessar informações sobre os candidatos

A poucas horas do primeiro turno das eleições, marcado para este domingo (15), das 7h às 17h, aqueles que ainda não escolheram seus candidatos a prefeito e a vereador podem pesquisar sobre os nomes que estão na disputa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio da plataforma divulgacandcontas, os eleitores têm acesso a todas as informações, a partir de consultas por município, cargo e situação de cada candidato.

Além disso, é possível ter acesso a dados como número, partido, composição da coligação que o apoia – se for o caso –, nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais.

De acordo com o TSE, cada candidato tem sua própria página dentro do sistema, com informações gerais como nome completo, partido pelo qual está concorrendo, ocupação, nacionalidade e outros dados pessoais. Além disso, há informações de interesse público como o plano de governo, a declaração de bens do candidato e os valores que pretende gastar com a candidatura, bem como a prestação de contas com a arrecadação e os gastos durante a campanha.

Para acessar, basta escolher a região, em seguida, a Unidade da Federação e, então, a busca por município. Após visualizar a bandeira do município, é possível preencher no canto esquerdo o cargo que pretende consultar.

Situação

O acesso aos dados é livre para qualquer pessoa. A situação do registro do candidato também pode ser consultada, pois aparece ao lado da foto.

Segundo TSE, mesmo nos registros julgados aptos, podem aparecer situações como as de “cassado com recurso” e de “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido, ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda nova decisão.

Já no caso dos considerados “inaptos”, aparecem os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, para aquele cujo pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.

 

Prestação de contas

Em meio a muitos casos de denúncias de corrupção, a prestação de contas dos candidatos passou a ser uma das grandes preocupações dos eleitores. Pelo DivulgaCand é possível acessar também esse tipo de informação e saber de onde vêm as receitas dos concorrentes aos cargos eletivos.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Com mandado de prisão ativo homem tenta manter mulher dentro de carro segurando pelos cabelos, em Brusque

No domingo (15) por volta das 13h54min, a Polícia Militar foi acionada para verificar uma ocorrência de tentativa de extorsão, no bairro Centro. No local a guarnição conversou com a vítima que informou que um homem entrou em seu carro e tentou mantê-la dentro do veículo a segurando pelos cabelos e insistindo na tentativa de manter a porta do veículo fechada, quando então a vítima conseguiu se desvencilhar e sair...
Continuar lendo...

Secretário faz apelo para que pessoas contaminadas cumpram o isolamento

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, usou a suas redes sociais na noite desta terça-feira (24) para pedir a comunidade que sigam os protocolos de saúde e principalmente se referiu as pessoas contaminadas ativas. No Boletim Epidemiológico divulgado, o município está dom 810 casos ativos. Conforme Humberto, muitas denuncias de rompimento de isolamento tem sido registradas. “Precisamos evitar o rompimento do isolamento,...
Continuar lendo...

Orides Kormann votou no Colégio João Boos, no Centro

Candidato a prefeito de Guabiruba pelo MDB, Orides Kormann votou por volta de 10h30 deste domingo (15). Ele chegou acompanhado de correligionários e familiares no Colégio João Bosco localizado no centro da cidade. Kormann cumprimentou também eleitores que estavam nas proximidades e se dirigiu a sessão de votação, onde depositou os votos rapidamente. O candidato a vice na chapa de Orides, Cesário Martins, também votou no mesmo...
Continuar lendo...