Faltam 3 dias: veiculação da propaganda no rádio e na TV está proibida a partir de hoje (12)


A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão dedicada ao primeiro turno das Eleições 2020 está proibida a partir desta quinta-feira (12). Esse tipo de divulgação de campanhas eleitorais está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e na Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). A propaganda eleitoral no rádio e na televisão para a eleição de prefeitos e vereadores para os 5.568 municípios brasileiros teve início no dia 9 de outubro.

Também vence nesta data o prazo para a veiculação de propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e a 0h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.

Esta quinta-feira também é o último dia para a realização de debate na rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h de sexta-feira (13).

Prazos que se iniciam

Segundo o calendário eleitoral, a partir desta quinta (12), até 14 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até dez minutos diários requisitados às emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por tribunal regional eleitoral.

Data a partir da qual o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar. A medida está prevista no Código Eleitoral, artigo 235, parágrafo único.

Continue se informando

Mesmo sem a propaganda gratuita na rádio e na televisão, o eleitor poderá continuar se informando sobre o pleito eleitoral de 2020 pelos canais virtuais dos candidatos, pela internet e por meio dos materiais publicitários já disponibilizados pelos postulantes aos cargos de vereador e de prefeito de sua cidade.

Além disso, o TSE manterá todas as plataformas digitais disponíveis para dúvidas, bem como os canais de informações sobre cada candidato e seus perfis, em plataformas da internet que também poderão ser acessadas por celulares e tablets.

Dúvidas ou Sugestões

Retorno das atividades presenciais em Santa Catarina é autorizado

Após uma série de reuniões com setores envolvidos, lideradas pela governadora Daniela Reinehr, o Estado publicou neste final de semana duas portarias com objetivo de autorizar a retomada segura das atividades escolares presenciais no estado. A portaria nº 900, assinada em conjunto pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e pelo secretário de Educação, Natalino Uggioni, e a portaria nº 901, da Secretaria de...
Continuar lendo...

Mulher é empurrada da rampa e vai parar no hospital

Uma mulher de 39 anos de idade foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após ser empurrada de uma rampa que dá acesso à residência dela. O fato aconteceu por volta de 22h, no bairro Poço Fundo. A informação inicial que chegou às equipes de socorro era de que havia a mulher havia sido esfaqueada no local, o que acabou não se confirmando. De acordo com os bombeiros, a mulher relatou que a queda aconteceu de uma altura...
Continuar lendo...

Maior colégio eleitoral de Brusque sente baixa na presença do público jovem

A Escola Educação Básica Francisco de Araújo Brusque, no bairro São Luiz, é a que recebe o maior número de eleitores durante os pleitos. No total, são 6391 eleitores. a responsável pelo local de votação, Vânia Souza Paza, explicou que tudo tem ocorrido dentro da normalidade, mas que a presença dos jovens tem sido menos intensa. “Os idosos pela parte da manhã foram bem presentes. Antes das 7...
Continuar lendo...