Policia Militar garante policiamento ostensivo nos locais de votação

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está preparada para atuar nas Eleições Municipais de 2020. Nessa semana, todo o efetivo atuará de acordo com as determinações que visam à preservação da ordem pública para a segurança dos cidadãos e do processo eleitoral. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 15 de novembro. Nos municípios com mais de duzentos mil eleitores – caso nenhum candidato ao cargo majoritário alcançar maioria absoluta na primeira votação – o segundo turno será no dia 29 de novembro.

O Estado de Santa Catarina sempre apresentou processos eleitorais que podem ser classificados como bastante calmos, nunca ocorrendo, nos últimos pleitos registrados, fatos que trouxessem maiores preocupações. Mas para essa eleição, o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet lembra que terá um fator excepcional aos outros anos. 

“O atual cenário eleitoral é inédito em virtude da pandemia imposta pela pandemia da Covid-19 e as consequentes regras sanitárias que visam minimizar os impactos sociais, principalmente na Saúde, buscando reduzir a proliferação do vírus”, afirmou Tonet.

Integração

Para esta operação, a PMSC está trabalhando em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), buscando a celeridade e efetiva solução das demandas eleitorais perante a pandemia. Pretende-se que seja dada especial atenção para a integração entre as instituições, aos esforços das ações de inteligência e adoção de medidas específicas para controle de riscos ao pleito eleitoral, bem como as ações sanitárias a fim de garantir regras que ordenam o processo.

Para a PMSC, os principais tipos de ocorrências detectadas nos últimos processos eleitorais foram o de desentendimento entre cabos eleitorais na disputa de espaços para propaganda; tumulto nas imediações dos locais de votação pela disputa de votos de eleitores indecisos, a chamada “boca de urna”; a denúncia de candidatos, cabos eleitorais ou adeptos, sobre tentativas de fraudes; derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, na véspera ou no dia da eleição; atrasos no recolhimento e transporte das mídias com os dados para os locais de apuração; propaganda não autorizada e possíveis brigas e desentendimentos pontuais.

“Estaremos com o policiamento ostensivo nos locais de votação com maior concentração de eleitores. E estamos preparados para resolver de forma efetiva os problemas contra a ordem pública, sanitária e quanto às regras eleitorais relacionadas ao pleito”, completou o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet.

Dúvidas ou Sugestões

Brusque registra 95 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A cidade de Brusque registrou 95 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Agora são 6.485 casos confirmados, sendo que 6.152 são considerados recuperados e 275 ativos. Nove pacientes estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em enfermaria. Atualmente, 655 casos estão sendo investigados e 847 pessoas são monitoradas em residência. O município registrou desde o início da pandemia 58 óbitos em...
Continuar lendo...

Carro pega fogo em estacionamento de ferro velho, em Brusque

Por volta da 01h22 deste sábado os Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio em veículo no estacionamento em um ferro velho. O fato aconteceu na Rua Ernesto Bianchini, no bairro Rio Branco. Conforme a guarnição foram utilizados 500 litros de água para combater o incêndio. O fogo atingiu um veículo, Pálio com placas de Itapema que estava estacionado embaixo de um galpão que também teve sua...
Continuar lendo...

Beneficiários do Bolsa Família começam a receber mais uma parcela de auxílio

As 12,4 milhões de famílias que integram o programa Bolsa Família começaram a receber a parcela referente a novembro. Dentro desse grupo, 15,9 milhões de pessoas terão direito à terceira parcela da extensão do Auxílio Emergencial, pois o valor é mais vantajoso do que aquele que elas receberiam habitualmente. Os pagamentos começaram, nessa terça-feira (17), com quem tem o Número de...
Continuar lendo...