Guabiruba muda regras para funcionamento de atividades por conta do Covid-19

Nesta semana, Guabiruba retornou a matriz de risco de contaminação da Covid-19 para o nível grave. Com isso, as regras para atividades públicas têm novas alterações. Atividades esportivas, eventos, comércio, restaurantes, entre outros, voltam a ter restrições que estavam suspensas.

Na tarde desta quinta-feira, 05, o Comitê Gestor de Crise de Guabiruba para Enfrentamento à Covid-19 se reuniu para discutir ações. Como o município cumpre automaticamente todas as determinações estaduais, o que vigora são as normas, portarias e decretos editados pelo Governo do Estado que podem ser conferidos aqui.

De acordo com a secretária de Saúde Patricia Heiderscheidt, o número de atendimento aumentou muito nas últimas semanas. “Entre setembro e outubro, a média diária de atendimentos do Centro de Triagem estava em 16 pessoas. Do dia 26 de outubro para cá esse número saltou para 40”, informa. Segundo ela, o aumento é resultado do feriado de 12 de outubro, quando a matriz de risco para o Vale do Itajaí era alto (ou seja, abaixo do grave) e a flexibilização era maior. As projeções indicam um novo pico de Covid-19 para a região pelo dia 25 de novembro.

O prefeito Matias Kohler explica que o município precisa fazer as adequações necessárias diante de cada momento novo que se apresenta. “Infelizmente a flexibilização do final de setembro resultou numa maior circulação do vírus. Agora vamos precisar nos readaptar a fim de evitar um mal maior como estamos vendo na Europa”, afirma.

Educação

O secretário de Educação de Guabiruba Alfred Nagel Neto informa que as aulas presenciais não voltarão no dia 9 de novembro como estava previsto. O plano de contingência está pronto e aprovado, no entanto, com a elevação do risco de contágio, a secretaria não vê razões para o retorno.

Está marcada para esta quinta-feira, 05, uma reunião do Comitê Estadual de Educação com a governadora interina Daniela Cristina Reinehr para discutir a situação. Com isso, novas orientações podem ser divulgadas nos próximos dias às quais Guabiruba deverá acatar.

Fiscalização

A fiscalização deverá se intensificar nas próximas semanas. O disque-denúncia Covid-19 de Guabiruba permanece ativo e pode ser contatado pelo 99105-6045 através do WhatsApp.

Matriz de risco

A matriz de risco é definida estadualmente levando alguns fatores em conta como quantidade de casos confirmados, aumento ou redução desses números, quantidade de leitos hospitalares ocupados por pacientes com Covid-19, quantidade de profissionais de saúde afastados pela doença, quantidade de óbitos, entre outros.

A matriz gera uma pontuação que definirá o grau de risco. São quatro graus: moderado, alto, grave e gravíssimo. Em Santa Catarina, no momento, a única região gravíssima é a da Grande Florianópolis. Todo o Vale do Itajaí está com risco grave.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões