Comerciantes sinalizam estacionamento evitando multas aos clientes

O número de multas aplicadas em relação aos motoristas que estacionam de forma irregular ocupando calçadas e passeios vem crescendo, conforme dados divulgados pelo comandante do 18º Batalhão da Polícia Milita de Brusque, tenente-coronel Otávio Ferreira Filho. Os dados foram apresentados no dia 15 de outubro, quando ele esteve participando ao vivo do programa Rádio Revista Cidade.

Conforme as estatísticas apresentadas, de janeiro a setembro, em 2019 foram 350 multas e, em 2020, esse número sobe para 798 no mesmo período. Otávio reforçou na oportunidade que o pedestre é a peça mais frágil dentro do contexto trânsito. “Não tem coisa pior que o seu filho, sua mãe, seus familiares, amigos, turistas querendo transitar nas calçadas e ter um carro na frente e ele ter que desviar pela rua para passar, é perigoso. Temos que respeitar o espaço de todos, isso é o mínimo”, explicou ele.

O maior problema dessa situação, é que muitos estabelecimentos comerciais, principalmente os mais antigos o espaço acaba sendo insuficiente para seguir regras para calçadas, fazendo com que seja utilizado o espaço do pedestre como estacionamento, o que é errado segundo o comandante Otávio, gerando a aplicação das multas para os motoristas.

Estabelecimentos nessa situação estão reinventando, através de pinturas, placas, diminuído espaços, fazendo que o cliente não seja prejudicado com a aplicação das multas.

O comando do 18º Batalhão da Polícia Militar de SC, emitiu uma nota de esclarecimento, mostrando que as coisas podem ser acertadas.

"Alguns proprietários de estabelecimentos comerciais em Brusque estão de parabéns, por iniciativa própria e objetivando reduzir a possibilidade de seus clientes serem lesados com multas, estão melhor sinalizando os estacionamentos em frente ao respectivo comércio, seja com sinalização vertical (placas) ou horizontal (pinturas no chão), visando induzirem a estacionar corretamente e de acordo com a legislação de trânsito, evitando assim que seus clientes sejam multados e os pedestres desrespeitados. 
Lembramos que estacionar de forma irregular sobre o passeio e/ou calçada, além de ser umas das infrações mais lavradas este ano em Brusque (962 infrações lavradas até final de out/20), ela é classificada como infração grave, com cinco pontos no prontuário do infrator, além de doer no bolso (R$ 195,23) e ainda estar sujeito a remoção do veículo. 
Estacionar sobre o passeio e/ou calçada além de ser uma falta de respeito com o pedestre, ente mais frágil no trânsito, prejudica a circulação e a segurança das pessoas que transitam a pé, por isso pedimos uma maior consciência, respeito e compreensão de todos e somente estacione se seu veículo couber na vaga.
Cabe salientar que PARAR o veículo sobre o passeio e/ou calçada é também infração de trânsito, classificada como leve, com três pontos na CNH e multa (R$ 88,38).

Façamos a nossa parte em prol de uma sociedade mais respeitosa, responsável, justa, segura e feliz! Só depende de nós."

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões