Rádio Cidade 38 anos: emissora pioneira e uma rádio completa

A Rádio Cidade comemora nesta segunda-feira (2) 38 anos de fundação. Uma trajetória que começou em 1982, a partir da iniciativa de personagens conhecidos na sociedade brusquense ao longo dos anos: Rolf Kaestner, Cesar Moritz, Roberto Hartke Filho e Mario Pessoa, os dois últimos já falecidos.

Kaestner conta que os primeiros anos de existência da emissora não foram faceis. Isso por conta da grande enchente de 1984, que derrubou o transmissor e deixou a rádio fora do ar por meses. O equipamente teve de ser desmontado e limpo parte por parte para ser colocado novamente em funcionamento.

Além disso, outro problema enfrentado em consequência disso é que o Ministério das Comunicações tinha que autorizar a reinstalação do equipamento em outro local, o que demandou uma maratona de pedidos e ofícios para que isso fosse viabilizado.

Outro momento marcante na história da emissora está ligado ao processo de apuração das eleições via urna eletrônica. A Rádio Cidade foi a primeira a estar presente e cobrir a apuração, em uma estrutura montada pela Justiça Eleitoral no final da década de 1980, no Sesi.

"Uma coisa que ninguém sabe, talvez, é que a ideia do voto eletrônico teve participação direta da Rádio Cidade", comenta Kaestner, lembrando que conversa que teve na época com o então juiz Carlos Prudêncio, criador do sistema.

A Rádio Cidade se consolidou ao longo dos anos como uma grande força na cobertura esportiva, algo que mantém forte até os dias atuais com as transmissões de futebol. Foram inúmeras edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), incluindo a história em 2010, realizada na cidade de Brusque.

A partir do final do ano de 1999, a Rádio Cidade mudou de comando. Com atuação e direção de emissoras de rádio no Paraná, o empresário Aldo Antonio Fachinello assumiu a emissora. "Eu vi que Brusque tinha potencial forte pro rádio. Eu vinha do rádio, era o que eu sabia fazer e faço até hoje", relata Fachinello.

Com sua chegada, a Rádio Cidade mudou, também, a linha de atuação. Nos anos 2000, o jornalismo ganhou maior espaço e se tornou referência na cobertura com noticiário local e atualizado. 

Um dos orgulhos do empresário é de a emissora ter sido pioneira em muitos dos serviços e produtos oferecidos à cidade de Brusque. O webjornalismo é um deles. O site da Rádio Cidade foi o primeiro a focar em noticiário local e factual. A página entrou no ar em 2007 e revolucionou a maneira de levar a informação à sociedade local. "Hoje em dia, a cidade tem vários sites e portais de notícia, mas a Rádio Cidade se orgulha de ter sido a pioneira", frisa ele.

A mais recente novidade está nas transmissões da programação em vídeo. A tecnologia permitiu que o rádio não ficasse somente nas ondas do AM 850, frequência pela qual a emissora chega até os ouvintes através do rádio. A Rádio Cidade é a única emissora da cidade a ter programas jornalísticos transmitidos ao vivo em vídeo através das mídias sociais, além da produção de reportagens neste formato.

A emissora também é o veículo com maior número de seguidores nas mídias sociais na cidade e região, como o Facebook (116 mil) e o Youtube (3,3 mil), números que vêm crescendo exponencialmente.

O site da emissora se mantém como um dos principais meios de informação de Brusque e região, registrando média mensal entre 1,5 milhão e 2 milhões de visualizações.

Atualmente, por conta das inovações e de estar presente em praticamente todas as plataformas, a emissora adotou o slogan Uma Rádio Completa!

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Fifa anuncia Mundial de Clubes em datas de jogos decisivos do Brasileirão e da Copa do Brasil

A Fifa anunciou nesta terça-feira as datas do Mundial de Clubes de 2020. Por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus, a competição será disputada no Catar entre 1.º e 11 de fevereiro de 2021. A entidade resolveu adiar o começo da disputa para compensar a mudança de datas de todas competições continentais que dão vaga o torneio. Pelo cronograma inicial, ele seria disputado em dezembro deste ano. Assim como em...
Continuar lendo...

Brusque registra 95 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A cidade de Brusque registrou 95 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Agora são 6.485 casos confirmados, sendo que 6.152 são considerados recuperados e 275 ativos. Nove pacientes estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete em enfermaria. Atualmente, 655 casos estão sendo investigados e 847 pessoas são monitoradas em residência. O município registrou desde o início da pandemia 58 óbitos em...
Continuar lendo...

Com rua Poço Fundo interditada, condutores de veículos terão duas opções de desvio

Na segunda-feira (30) reiniciam as obras na rua Poço Fundo, onde será feito drenagem, pavimentação asfáltica e passeio. Devido às obras, a rua ficará interditada por aproximadamente uma semana. O desvio dos veículos será realizado pela rua José Walendowsky ou pela rua Antônio Jacó Paza, que irá sair atrás do Condomínio Ipê.  O local será sinalizado para melhor orientar...
Continuar lendo...