Sábado é Dia D contra poliomielite

Está agendado para sábado (17) o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Neste dia as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Brusque, que possuem sala de vacina, estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. O público alvo são crianças de um ano a menores de cinco anos de idade, que devem ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Paralelo também acontece a campanha de atualização das cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, os quais não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. A medida tenta melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. São oferecidas 14 vacinas que protegem contra 20 doenças. Neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Para vacinação é necessário ter em mãos a caderneta de vacina e o cartão do SUS. Outra informação é que no sábado também, as unidades vão disponibilizar testes rápidos para Covid-19 para crianças com idade entre cinco e 12 anos.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões