TSE estuda voto pelo celular

O voto presencial, mesmo na urna eletrônica, pode estar com os dias contados.  O Tribunal Superior Eleitoral estuda a implantação do voto pela internet, que poderá ser feito pelo celular, tablet ou computador. Empresas do setor de tecnologia já estão interessadas em desenvolver o novo sistema de votação, que poderá ser testado ainda neste ano.

Mas calma, o voto na urna eletrônica presencial ainda será obrigatório nas eleições municipais de 2020, que estão marcadas para o dia 15 de novembro. As empresas vão realizar eleições fictícias para testar os sistemas. Os experimentos serão em São Paulo, Curitiba e em Valparaiso de Goiás, cidade que faz divisa com o distrito federal. Os eleitores vão receber orientações de como será o voto à distância.

Para garantir a segurança do voto online, o TSE exige que as empresas apresentem formas de identificação por biometria digital ou facial, garantia do sigilo do voto, e mecanismos de auditoria. hoje, no mundo, o único país a ter eleições pela internet desde 2004 é a Estônia, no norte da Europa.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões