"Temos que voltar, mas voltaremos com regras bem definidas"

O retorno às aulas na rede municipal de ensino de Brusque vai se dar com as turmas do no ano. Isso de forma gradativa, com base no que definir cada unidade escolar, a partir de conversas com as famílias dos estudantes. Palavras da secretária municipal da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Segundo ela, um formulário com questionamentos aos pais ou responsáveis está sendo enviado para que respondam sobre o tema. Até sexta-feira se terá o levantamento para que cada unidade possa pensar o retorno dentro das regras de segurança. “

“É uma pesquisa nominal e que vai permitir melhor analise sobre as condições”, pontua a secretária.

Eliani afirma que o retorno das aulas presenciais na rede privada está autorizado em Brusque, mas as escolas terão que seguir o regramento estabelecido pelo comitê intersetorial que está elaborando o protocolo.

“Seguimos as portarias 750 e 778 da SED (Secretaria de Estado da Educação) e SES (Secretaria de Estado da Saúde) e estamos condicionando a volta à homologação os planos escolares. O comitê municipal está trabalhando na escrita do plano, que tem como norteador o estadual”.

A rede municipal terá aulas remotas até o mês de dezembro, quando se completa o período do ano letivo. O retorno presencial se dará de forma escalonada, com atividades de apoio pedagógico.

Os números de um levantamento feito pela secretaria com as famílias de alunos do no ano mostram que das 638 que responderam, 438 disseram que os estudantes não retornarão para a aula presencial. Apenas 200 confirmaram a volta em 18 unidades escolares.

As escolas estão adaptadas com a distância de 1,5 metro entre uma cadeira e outra. O número de alunos por sala será de apenas 30% da capacidade do espaço.

“Nesse primeiro momento é um momento de reflexão. É um novo jeito de voltar. É um jeito que nunca experimentamos. Essa volta pelos mais velhos é para ver como voltar, experimentando. Temos que voltar, mas voltaremos com um conjunto de regras bem definidas”, prossegue a secretária.

A ideia é de que as demais turmas retornem às aulas presenciais gradativamente, a cada semana. Porém, tudo estará definido no protocolo a ser finalizado esta semana pelo comitê.

Ontem, a Prefeitura editou um novo decreto, que autroiza o retorno das aulas presenciais na cidade de Brusque.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

“O nosso vestiário é muito forte”, afirma presidente do Brusque FC

O presidente em exercício do Brusque FC, Carlos Beuting, participou na programação do Fim de Tarde Debate na Rádio Cidade nesta sexta-feira (16), e entre os diversos assuntos ele destacou a boa fase do clube e as ações dos bastidores para os bons resultados. Para Beuting, o técnico Jerson Testoni, foi uma surpresa. Ele inclusive revela quando a diretoria decidiu pelo nome dele para comandar o quadricolor. “A gente vinha mapeando alguns...
Continuar lendo...

Evento em prol do Santuário vendeu mais de sete mil cachorros-quentes

O Santauário de Azambuja agradece a comunidade pela participação ativa na Novena em Honra à Nossa Senhora de Aparecida. Além da oração que movimentou Azambuja na última semana, voluntários que estiveram à frente da venda de cachorros-quentes durante a Novena. Foram vendidos 7,2 mil cachorros–quentes. O resultado financeiro será aplicado em obras assistenciais da comunidade e, principalmente, na...
Continuar lendo...

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 45 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.312 da Mega Sena sorteados neste sábado (24). O sorteio foi realizado no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou, e o valor previsto para quem acertar as seis dezenas no próximo sorteio deve ser de R$ 45 milhões. Veja as dezenas sorteadas:  03 - 27 - 39 - 46 - 47 - 60. A Quina teve 43 apostas ganhadoras;...
Continuar lendo...