Missão da OEA vai acompanhar eleições municipais de 2020

O Brasil receberá uma missão de observação da Organização dos Estados Americanos (OEA) para acompanhar as eleições municipais de novembro próximo. O acordo foi assinado nesta sexta-feira (9), em Washington, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e pelo secretário-geral da OEA, Luis Almagro.

A exemplo das eleições gerais de 2018, os integrantes da Missão de Observação Eleitoral da OEA terão livre acesso aos locais de votação e aos dados gerais das eleições. Mas, desta vez, os observadores seguirão o protocolo sanitário instituído pela Justiça Eleitoral brasileira para prevenir e evitar transmissão da Covid-19 nos locais de votação.

O acompanhamento da comunidade internacional reforça a integridade e garante ainda mais transparência ao processo eleitoral brasileiro. Na eleição deste ano, mais de 147 milhões de eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5568 municípios, números que conferem ao Brasil o título de quarta maior democracia do mundo.

Após o término da eleição, a Missão emitirá um relatório de auditoria que poderá ou não conter recomendações. O relatório não tem como finalidade julgar a eleição, mas aferir a sua qualidade, podendo eventualmente, conter sugestões que aperfeiçoe o sistema. Ao longo das ultimas décadas, a entidade efetuou dezenas de missões do gênero em vários dos seus países-membros.

Viagem Oficial

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral está nos Estados Unidos em viagem oficial que inclui vários compromissos. Ele também se reuniu com a International Foundation for Electoral Systems (IFES), onde foram debatidas possibilidades de cooperação em políticas de inclusão social e participação política e em combate à desinformação.

Além do acordo assinado com a OEA, Luís Roberto Barroso também se encontrará com o comissário da Comissão de Assistência às Eleições dos Estados Unidos (U.S. Election Assistance Commission, EAC), Thomas Hicks.

A agenda oficial incluiu ainda a entrevista no Wilson Center com membros do Brazil Institute e diplomatas, e a participação no seminário virtual “Limites e possibilidades para o Direito Constitucional do século XXI”, com os Professores Mark Tushnet (Harvard) e Bruce Ackerman (Yale)

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Abordado, homem engole pedras de crack e passa mal

Por volta das 19h de quarta-feira (21) a Polícia Militar abordou um veiculo na Rua Maria Heiderscheidt Coelho, bairro Limoeiro. Segundo  denuncia feita à Central de Operações (Copom), o condutor estaria praticando tráfico de drogas, Conforme informações da agência de Inteligência do 18° BPM, no interior do automóvel estava um homem de 41 anos. Ao ser abordado, de imediato começou a engolir algumas...
Continuar lendo...

Brusque registrou 10 novos casos de Coronavírus nas últimas 24 horas

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 10 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (19) agora são 5.800 diagnósticos positivos. Destes, 5.693 são considerados recuperados e 49 ativos. Atualmente, 134 casos estão sendo investigados e 293 moradores são monitorados em suas residências. No hospital estão internados quatro pacientes em...
Continuar lendo...

Brusque será sede do Campeonato Estadual de Basquete

Vai subir a bola do Basquetebol em Santa Catarina. A competição será disputada em Brusque entre os dias 4 e 8 de novembro, nos naipes masculino e feminino. As disputas terão 10 times, seis no masculino e outras quatro no feminino. O naipe masculino compete de 4 a 8 de novembro, enquanto o feminino do dia 5 ao 7 do mesmo mês.  Seguindo todos os protocolos a FCB irá disponibilizar para todos os atletas , álcool em gel, máscara e...
Continuar lendo...