Secretária da Agricultura anuncia interdição do cultivo de moluscos de Governador Celso Ramos

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a interdição nesta sábado (3), de cultivos de ostras e mexilhões da localidade de Fazenda da Armação, no município de Governador Celso Ramos. Está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas.

A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a concentração de ficotoxina Ácido Okadaico acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves nessa localidade. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Além disso, continuam interditadas as localidades de Laranjeiras, município de Balneário Camboriú; Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé, em Florianópolis; Barra do Aririú, em Palhoça; Ponta de Baixo, em São José; e Armação do Itapocorói e Praia Alegre, no município de Penha.

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(VÍDEO) "O programa de governo usa a experiência do passado, mas com os olhos para frente"

Paulo Roberto Eccel (PT) foi o primeiro candidato a prefeito de Brusque nas eleições deste ano a participar da série de entrevistas que está sendo organizada pela Rádio Cidade. Na manhã de segunda-feira (5), ele foi sabatinado no estúdio pelos jornalistas Dirlei Silva e Valdomiro da Motta. A entrevista pode ser conferida no vídeo abaixo. Durante 40 minutos, divididos em dois blocos de 20 minutos, o ex-prefeito falou sobre o porquê...
Continuar lendo...

Deputados aprovam novo pedido de impeachment de Moisés

O PDL 11/2020 trata da representação apresentada por 16 pessoas em agosto deste ano, no qual o governador é suspeito de crime de responsabilidade no episódio da compra dos 200 respiradores artificiais que foram pagos, mas não foram entregues; ao prestar informações falsas à CPI dos Respiradores; no processo de contratação do hospital de campanha de Itajaí; e ao não adotar procedimentos administrativos contra...
Continuar lendo...

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 45 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.312 da Mega Sena sorteados neste sábado (24). O sorteio foi realizado no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou, e o valor previsto para quem acertar as seis dezenas no próximo sorteio deve ser de R$ 45 milhões. Veja as dezenas sorteadas:  03 - 27 - 39 - 46 - 47 - 60. A Quina teve 43 apostas ganhadoras;...
Continuar lendo...