TSE cria canal para denúncia de disparos em massa no WhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta semana, um formulário online para receber denúncias de disparos de mensagens em massa por meio do WhatsApp, durante as eleições municipais.

Pela primeira vez, nas eleições deste ano, o disparo de mensagens em massa foi expressamente proibido pela Justiça Eleitoral na norma sobre propaganda eleitoral. Os termos de uso do WhatsApp também não permitem a prática. 

As mensagens do tipo em geral são impessoais e costumam trazer conteúdos alarmistas e acusatórios. A Justiça Eleitoral incentiva que o eleitor faça a denúncia se receber mensagens suspeitas provenientes, por exemplo, de contatos desconhecidos ou de vários grupos ao mesmo tempo.

O próprio WhatsApp se comprometeu, junto ao TSE, a investigar as denúncias e inativar contas suspeitas, encaminhando as informações pertinentes às autoridades. Segundo a plataforma, trata-se de “iniciativa inédita no mundo”.

 

Comportamento inautêntico

O formulário de denúncia faz parte de uma série de medidas anunciadas nesta semana pela Justiça Eleitoral para combater o que chama de “comportamentos inautênticos” relacionado às eleições na internet, em especial nas redes sociais. Um exemplo que costuma ser dado é o uso de robôs e contas falsas para promover artificialmente campanhas de ódio contra candidatos e instituições.

Tais comportamentos são “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”, disse o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Durante o lançamento do formulário de denúncias, o diretor de políticas públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, fez um apelo para que também os candidatos denunciem empresas e indivíduos que ofereçam o serviço de disparo de mensagens.

“Sabemos que existem empresas que oferecem serviços ilegais de disparo em massa de mensagens, por isso o WhatsApp solicita aos candidatos que rejeitem essas propostas e façam as devidas comunicações às autoridades constituídas”, disse ele.

Ainda tramitam no TSE diferentes investigações que apuram eventuais desvios às normas eleitorais no pagamento por disparos de mensagens em massa na eleição presidencial de 2018

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Lesões, contratos, regularidade: O técnico, Jerson Testoni, avalia cada situação

O técnico do Brusque FC, Jerson Testoni, em entrevista a Rádio Cidade avaliou o bom desempenho da equipe na temporada 2020. Conforme Testoni, o primeiro semestre foi de um desempenho muito positivo. “Antes da pandemia estávamos jogando um futebol convincente, visto por todos como o melhor futebol de Santa Catarina. Retomamos, decidimos o estadual e fomos até a quarta fase da Copa do Brasil e hoje lideramos o Campeonato da Série C e isso é fruto de...
Continuar lendo...

Duas pessoas morrem a colisão entre motos, em Brusque

Duas pessoas morrerem em um acidente de trânsito no final da noite de ontem, domingo (18), em Brusque. Foi por volta de 23h55, na Rua Alberto Muller, bairro Limeira Baixa. A colisão foi entre duas motos. De acordo com a Polícia Militar, o choque foi entre uma Honda CG Titan 125 e uma CG Titan 150. O acidente ocorreu próximo a um mercado. Uma das vítimas era um motoboy, que realizava entrega de lanches. A PM tentou levantar informações...
Continuar lendo...

Registrados 25 novos casos de Coronavírus em Brusque

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 25 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (13) agora são 5.726 diagnósticos positivos. Destes, 5.613 são considerados recuperados e 56 ativos. Atualmente, 84 casos estão sendo investigados e 239 moradores são monitorados em suas residências. No hospital estão internados dois pacientes em...
Continuar lendo...