Proibição de debates e sabatinas pela Prefeitura não está prevista nos decretos e portarias

A Rádio Cidade buscou levantar entre as portarias emitidas pelo governo do estado para enfrentamento da Covid-19 e os decretos emitidos pela Prefeitura de Brusque pontos que justifiquem a proibição da realização de debates ou sabatinas com vistas às eleições municipais deste ano na cidade.

Ontem, terça-feira (29), a Prefeitura emitiu um comunicado no qual cita as portarias  710 e 737, da Secretaria de Estado da Saúde, e o decreto municipal 8.671/2020 que impediriam a realização de encontros presenciais desta natureza.

No caso das portarias do governo do estado, as mesmas autorizam a realização ou retomada de eventos desta natureza, ou similares, desde que respeitadas todas as regras de distanciamento físico entre pessoas, uso de itens para higienização de mãos, entre outros.

Com exceção de uma normativa da Secretaria de Estado da Saúde, publicada no mês passado, que trata da realização das convenções partidárias, menhum outro documento traz menção à proibição dos debates ou sabatinas.

Também na terça-feira, o Grupo de Proteção à Infância e Adolescência (Grupia) realizou a primeira etapa da série de sabatinas com candidatos a prefeito de Brusque no pleito deste ano. O evento aconteceu no auditório da Unifebe, no bairro Santa Terezinha, quando foram questionados os candidatos Ciro Marcial Roza (Podemos) e Danilo Rezini (Cidadania), postulantes aos cargos de prefeito e vice por uma chapa, além de Guilherme Marchewsky (Patriota) e Hermes Francisco Heinig (Patriota), popular Chico do Vinagre.

Outros eventos semelhantes estão sendo organizados para as próximas semanas. Um deles será justamente uma sabatina, programada para a próxima segunda-feira (5), organizada pelo Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região e que terá como local auditório do Sintrafite, no Centro de Brusque.

Outros três debates também estão previstos. Um deles organizado pelo próprio Grupia, o segundo pelo portal Olhar do Vale e um terceiro através de parceria entre a Associação Empresarial (Acibr) e o jornal O Município.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

"Temos que voltar, mas voltaremos com regras bem definidas"

O retorno às aulas na rede municipal de ensino de Brusque vai se dar com as turmas do no ano. Isso de forma gradativa, com base no que definir cada unidade escolar, a partir de conversas com as famílias dos estudantes. Palavras da secretária municipal da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo. Segundo ela, um formulário com questionamentos aos pais ou responsáveis está sendo enviado para que respondam sobre o tema. Até...
Continuar lendo...

Acidente de trânsito com capotamento deixa um homem ferido

  Durante a tarde deste domingo (04), um acidente de trânsito deixou um homem ferido, sendo encaminhado rapidamente para o hospital. O ocorrido foi por volta das 16h57, quando o homem de 60 anos perdeu o controle de seu veículo na Rodovia Gentil Batisti Archer, bairro Zantão. Após sair da pista, o Fiat Uno Cinza, com placa de Porto Alegre/RS, ainda capotou antes de parar completamente.  Quando a ajuda do Corpo de Bombeiros chegou, a vítima...
Continuar lendo...

Acidente entre carro e moto deixa homem ferido

Os Bombeiros atenderam mais um acidente de trânsito envolvendo carro e moto, nesta segunda-feira (19), dessa vez o fato foi registrado na rua Luiz Gonzaga Werner, no bairro Bateas. O condutor da motocicleta Honda de Brusque, 39 anos, apresentava ferimentos no joelho e fratura aberta no tornozelo. Após atendimento ele foi encaminhado ao Hospital Azambuja para os cuidados médicos. O motorista do automóvel, Clio, com placas de Itajaí, 39 anos, nada...
Continuar lendo...