Os próximos passos do impeachment do governador

Com a aprovação dos dois projetos de decreto legislativo (PDLs) que autorizam a abertura de processo por crime de responsabilidade contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e a vice Daniela Reinehr (sem partido), o pedido de impeachment entra em uma nova etapa: o julgamento dos denunciados, por um tribunal misto ou comissão julgadora composto por cinco deputados e cinco desembargadores, que será presidido pelo desembargador Ricardo Roesler, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

De acordo com o Ato da Mesa 221, de 24 de julho de 2020, que estabeleceu o rito de impeachment, com a aprovação em plenário, os dois PDLs serão promulgados, transformados em decreto legislativo pelo presidente da Assembleia e publicados no Diário Oficial do Legislativo. Moisés e Daniela serão oficiados dos decretos. O presidente da Alesc encaminhará ao presidente do TJSC todo o processo de impeachment e o ofício solicitando que seja dado sequência ao trâmite do processo.

Conforme determina a Lei 1.079/1950, conhecida como Lei do Impeachment, deverão ser escolhidos os dez membros da comissão julgadora. O presidente da Assembleia regulamentará a escolha dos cinco deputados, que serão eleitos em plenário. Já os cinco desembargadores serão escolhidos por sorteio feito pelo Tribunal de Justiça.

Com os dez membros do tribunal misto escolhidos, o processo de impeachment deixa de ser conduzido pela Assembleia e passa à responsabilidade do Tribunal de Justiça.

Na reunião de instalação da comissão julgadora, será definido um relator, que elaborará uma espécie de parecer prévio sobre a denúncia, que será colocado em votação.

Se o documento recomendar o recebimento da denúncia contra Moisés e Daniela e for aprovado pela maioria simples (seis votos) dos membros da comissão, o governador e a vice serão afastados dos cargos provisoriamente por 180 dias. Em qualquer outra situação – parecer rejeitado, parecer recomendando não recebimento da denúncia -, o processo de impeachment é encerrado e o caso é arquivado.

No caso do recebimento da denúncia pelo tribunal misto, terá início, de fato, o julgamento de Moisés e Daniela pelo crime de responsabilidade na concessão do reajuste salarial para os procuradores do Estado. Nesta etapa, haverá coleta de provas, tomadas de depoimentos, entre outros procedimentos. O rito do julgamento será definido pelo TJSC.

Os denunciados serão condenados à perda definitiva dos cargos se 2/3 dos membros (sete votos) da comissão julgadora os considerarem culpados pelos supostos crimes de responsabilidade. Do contrário, manterão seus cargos.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque e São José ficam no 0 x 0 no Augusto Bauer

Em jogo na tarde deste domingo (25), no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, o Brusque Futebol Clube empatou em 0 a 0 com o São José (RS). O jogo foi válido por mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2020. Com isso, o marreco chega a 27 pontos e mantém a liderança isolada no Grupo B do torneio. O São José atacou o Brusque desde coomeço, criando muitas oportunidades com Claudio Maradona e Gustavo Xuxa. Como a um...
Continuar lendo...

Acidente com dois carros e moto deixa vítima gravemente ferida

Um homem de 50 anos de idade foi hospitalizado com suspeita de traumatismo craniano após sofrer acidente de trânsito no início da noite desta segunda-feira (28). Ele estava em uma motocicleta Honda CG Start, quando se chocou contra um veículo Kia Sportage, de Brusque, conduzido por um homem de 40 anos de idade, e um Ágile. De acordo com informações dos socorristas do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta de 18 horas, na Rua...
Continuar lendo...

Incêndio destroi carro na rodovia Ivo Silveira esta madrugada

Um veículo pegou fogo no final da madrugada desta quarta-feira (23). O fato foi registrado por volta de 5h, na rodovia Ivo Silveira, região do bairro Barracão, divisa entre as cidades de Brusque e Gaspar. Segundo os bombeiros, no local foi constatado que o automóvel Santana, placas de Gaspar, já  estava tomado pelas chamas ao lado da via. A equipe realizou o combate direto com uso de água e espuma, utilizado 300 litros de água...
Continuar lendo...