Indicadores da indústria, comércio e serviços apontam para retomada econômica em SC

A economia de Santa Catarina começa a demonstrar índices sólidos de retomada do crescimento após as complicações geradas pela pandemia de Covid-19. Indicadores divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para altas acima da média nacional nos setores de indústria, comércio e serviços no Estado. No caso da indústria, o crescimento foi de 10,1% em julho, enquanto a média nacional para o setor ficou em 8%. O comércio, por sua vez, teve alta de 3,5%, a maior taxa do Centro-Sul brasileiro. O setor dos serviços registrou incremento de 3,1%, diante de uma alta nacional de 2,6%.

O governador Carlos Moisés salienta que a diversidade da economia catarinense será importante para este momento de retomada. Na avaliação do chefe do Executivo estadual, os números apresentados esta semana são importantes também para recuperar a confiança do setor produtivo, com a sensação de que o momento mais agudo da crise já passou.

“A economia de Santa Catarina é diferenciada e pujante. Tivemos um momento de queda e agora é a hora de retomada, de olhar para frente. Nosso Estado tem potencial para ser o primeiro do país a se recuperar completamente. É para isso que estamos trabalhando. A administração estadual sempre se colocou como uma parceira do setor produtivo e isso vale mais do que nunca agora”, destacou o governador.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, também destacou que alguns setores da economia jamais pararam, mesmo com a pandemia.

“Santa Catarina foi um dos primeiros estados a tomar as medidas de prevenção. Os números demonstram que seremos também um dos primeiros a se recuperar, resultado de um trabalho em conjunto com o setor produtivo e sustentado na construção de políticas de desenvolvimento perenes. Os índices positivos contribuem no fortalecimento desta espiral de prosperidade, esperança e confiança”, avalia Siqueira.

 

Recuperação no emprego

Também em julho, Santa Catarina registrou um saldo positivo de mais de 10 mil empregos formais, o terceiro melhor do país. Em junho, também já havia ocorrido um saldo positivo, de pouco mais de três mil vagas.

 

Suinocultura em alta

Já no mês de agosto, o setor da suinocultura manteve um bom índice de crescimento e alcançou um faturamento de UR$ 109,3 milhões - o segundo maior valor já registrado na série histórica, desde 1997 - e 56,8% a mais do que no ano anterior.

 

FONTE: Governo do Estado de Santa Catarina

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem mantinha plantação de maconha em casa, em Brusque

No início da tarde desta sexta-feira (11), policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Brusque deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência situada no bairro Limeira. Segundo apurado na investigação, um homem realizava a venda de entorpecentes em sua residência, além de cultivar de forma irregular plantas da droga. Durante as buscas foram apreendidas porções de...
Continuar lendo...

Bombeiros são acionados para atendimento vítima de acidente doméstico

O Corpo de Bombeiros da cidade de Brusque foi acionado na manhã deste sábado (12)  para atender uma mulher que se acidentou dentro de casa. O acidente ocorreu na Rua Camboriú, bairro Santa Rita. A mulher de 58 anos caiu da própria cama, por volta das 8h04, sendo o Corpo de Bombeiros acionado logo em seguida. Quando chegaram ao local, a mulher estava novamente deitada na cama, consciente, porém, com dores na lombar, apesar de não...
Continuar lendo...

Projeto de ampliação do Augusto Bauer está em andamento

Um assunto que, vira e mexe, vem à tona é a utilização no Estádio Augusto Bauer pelo Brusque Futebol Clube nas competições em que disputa. A estrutura pertence ao Carlos Renaux e, segundo o presidente do clube, Altair Hech, o Taico, existem conversas no sentido de adaptações físicas para que o marreco mande seu jogos na próxima temporada, já que tem garantindo vaga na Copa do Brasil, deve se manter na...
Continuar lendo...