Estudantes criam equipamento para desinfectar máscaras

A equipe de robótica da Rede Sesi Senai de Brusque, agora Escola S, realizou na última sexta-feira (4)  as ações  finais de conclusão do projeto da UVC Box, uma “caixa comunitária” desenvolvida pelos alunos para desinfectar máscaras e luvas sem a necessidade de lavá-las, utilizando luz ultravioleta do tipo C (UVC). O projeto foi um dos 39 do país selecionados para o Desafio Nacional de Robótica do Sesi contra a Covid-19. A ação incentiva a criatividade dos jovens e auxilia no combate ao novo Coronavírus.

Após confecção da caixa, feita através de uma impressora 3D com o apoio de professores dos cursos técnicos do Senai, o equipamento foi levado para o laboratório Verner Willrich, outro parceiro da equipe, que realizou os testes clínicos necessários para comprovação da eficácia da desinfecção de máscaras. O último passo foi fazer a testar o equipamento com o público, o que ocorreu na unidade do Centro e no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque – o Cescb, onde há uma grande circulação de pessoas. 

“Saber que crianças desenvolveram um equipamento como esse, que evita a disseminação do vírus, é muito gratificante, pois mostra que desde cedo eles estão preocupados em ajudar as pessoas, utilizando as novas tecnologias, que fazem parte do dia a dia deles. Seria muito importante se conseguissem produzir outras destas caixas”, declarou a secretária executiva, Tulassi da Silva.

A Dulcineia de Souza e o marido aproveitaram a espera para uma consulta para higienizar as máscaras e ficaram surpresos ao saber que o equipamento foi desenvolvido por estudantes de robótica. 

“No momento que nós estamos vivendo, de pandemia, é bom chegar num lugar que a gente possa higienizar as máscaras (...) porque, as vezes, a gente não tem tempo para trocar a máscara duas vezes como é o certo”,  disse. 

Para a supervisora da equipe e professora, Rosani Pereira Marcarini, “a participação da comunidade de Brusque na testagem da UVC Box foi fundamental e importante para que todos conhecessem ainda mais a equipe. Por exigência dos organizadores da competição, os estudantes não poderiam estar presentes na ação, mas alguns pais foram até o local também e isso mostra a nossa união. Obrigada a todos que nos apoiaram”. 

O projeto

A UVC Box foi desenvolvida com o objetivo de desinfectar máscaras e luvas utilizando luz ultravioleta do tipo C (UVC). O interior da caixa é espelhado, de modo que os raios sejam refletidos internamente e aumentem a área de cobertura. Para evitar que a caixa se torne um ponto de contágio, a gaveta abre e fecha por meio de sensor de aproximação. Com a gaveta fechada, a luz age por 30 segundos e, depois disso, outro sensor libera a abertura da gaveta para que o usuário retire os objetos desinfectados. 

Durante a semana, os membros da equipe de robótica da Escola S, Henrique Dorow , Vinicius Buttchewitz, Vinicius Bueno Lopes e Sofia Reinert Mafra, além do técnico Claudio Claudio Lima Rhenns, tiveram ainda, um encontro online  com o gerente executivo do Sesi Senai no Vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen e com a coordenadora de Educação Básica e Profissional do Sesi Senai de Brusque, Sandra Freitas. 

O objetivo da conversa com os estudantes foi destacar o apoio que a instituição sempre oferece ás equipes, impulsionando a caminhada no desenvolvimento dos projetos, apoio nas competições e incentivo nas ações que realizam para atingir os resultados, bem como agradecer o comprometimento da equipe.  

“Gostaria de agradecer a todos pela disciplina na realização de todos os projetos. Agradeço também aos pais destas crianças pelo apoio, lembrando sempre que somos uma grande equipe, equipe de campeões por todo o progresso desde o inicio”, destacou Zen. 

O resultado final do Desafio Nacional de Robótica do SESI contra a Covid-19 será divulgado no próximo dia 25 de setembro. Assim que sair a classificação, a equipe Tecnorob Evolution, já inicia as pesquisas para a nova temporada da First Lego League, cujo tema é “RePlay”, porém ainda serão divulgados mais detalhes às equipe

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Veja quem serão os candidatos do MDB a vereadores em Botuverá

O MDB de Botuverá definiu na última semana as candidaturas a prefeito, vice, bem como a nominata de vereadores para disputa da eleição municipal deste ano.  O atual vice-prefeito, Alcir Merizio, teve o nome aprovado para disputar a cadeira de prefeito, tendo como pré-candidato a vice Valmor Costa. O partido também terá uma nominata de 12 candidatos para disputar as cadeiras do Legislativo. Os nomes aprovados na convenção...
Continuar lendo...

Mulher é agredida com ferro de passar por conta de carregador de celular

Uma mulher foi agredida com um ferro de passar, além de socos e pontapés na noite de ontem, quarta-feira (9), em Nova Trento. O autor é o próprio esposo da vitima. De acordo com a Policia Militar, uma guarnição foi acionada para deslocar no Trinta Reis. Lá, em contato com a vítima, ela informou que seu companheiro, ao chegar do trabalho, após pedir um carregador de celular que não foi localizado por ela, começou a...
Continuar lendo...

Entre erros e contusões, Brusque é eliminado da Copa do Brasil

O Brusque Futebol Clube foi à capital cearense, Fortaleza, na esperança de reverter o placar desfavorável da quarta-feira anterior e conseguir a vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Mas não deu. Em uma noite de muitos erros e contusões de jogadores, o marreco viu o vovô passear em campo. A derrota por 5 x 1 acabou com o sonho de avançar mais uma etapa no torneio. De cara, em menos de dois minutos, Zé Carlos segurou...
Continuar lendo...