Guabiruba fará testagem em massa para Covid-19

A partir da próxima quarta-feira (9), a Secretaria de Saúde de Guabiruba passa a disponibilizar testagem rápida gratuita para a população a fim de obter um diagnóstico mais preciso da circulação da Covid-19 na cidade.

A aplicação dos testes será organizada por bairros em diferentes dias da semana. “A ideia é termos um panorama mais claro de como o vírus está se comportando na cidade. Ao que tudo indica, o pico da Covid em Guabiruba já passou, mas ela ainda está presente. Com isso, entramos em uma nova etapa do monitoramento e adoção de novas estratégias”, explica a secretária de Saúde de Guabiruba Patrícia Heiderscheidt.

Entre os objetivos da testagem está a elaboração de uma estatística por bairro. Por isso, a população deve ficar atenta aos dias e horários em que os testes serão aplicados na sua comunidade, já que não será permitido fazê-lo fora do bairro em que a pessoa reside.

Para ser atendido, o cidadão deverá se dirigir ao seu local de testagem e apresentar comprovante de residência, carteira de identidade e cartão do SUS. Quem já testou positivo não deverá participar da testagem. Fora isso, não é necessário apresentar sintomas ou ter requisição médica para fazer o teste. O horário de atendimento será das 9h às 11h e das 14h às 16h.

O procedimento consegue detectar se a pessoa está com o vírus ou se já teve a doença mesmo que ela não saiba. “Sabemos que existem os casos assintomáticos, mas que têm potencial de contaminação. Para esses, os mesmos procedimentos de quem tem os sintomas devem ser tomados”, explica a diretora de Saúde Amanda Kormann. “Assim como os que têm sintomas, essas pessoas também precisam de atenção e têm que ficar isoladas, por exemplo”, completa.

Com o número de testes disponíveis, a Secretaria de Saúde pretende alcançar pelo menos 10% da população total da cidade. Ainda durante esta semana, estão sendo testados todos os servidores públicos municipais, forças de segurança e funcionários da Apae de Guabiruba.

O investimento na compra dos testes foi de R$ 99,5 mil. Os recursos são oriundos do Fundo Emergencial de Combate à Covid-19 mantido pelo governo federal. Confira o cronograma e os locais para a testagem em cada bairro. Lembrando que a população não deve se dirigir aos postos de testagem fora do bairro onde reside.

Testagem rápida para Covid-19 em Guabiruba

Bairro

Dia

Local

Horário

Imigrantes

09/09

Creche

Manhã

Aymoré

09/09

Escola Germano Brandt

Manhã e tarde

Guabiruba Sul

10/09

Escola Anna Othília Schlindwein

Manhã e tarde

Lageado Baixo

11/09

Escola Cesário Régis

Manhã

Lageado Baixo

11/09

Escola Osvaldo Ludovico Fuckner

Manhã e tarde

São Pedro

14/09

Escola Carlos Maffezzolli

Manhã

São Pedro (Holstein)

14/09

Escola João Jensen

Manhã e tarde

Centro

15/09

Escola Arthur Wippel

Manhã e tarde

Planície Alta

16/09

Escola Planície Alta

Manhã

Lageado Alto

16/09

Salão da igreja

Manhã

Pomerânia

16/09

Escola 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Colisão com carro deixa dois feridos e no hospital

Duas pessoas foram levadas ao pronto-socorro do hospital de Azambuja após sofrerem um acidente de trânsito na noite desta terça-feira (15). Elas estavam em uma motocicleta, que colidiu contra um carro na Rua Augusto Klapoth, bairro Santa Luzia. O acidente foi por volta de 21h15.  De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as duas vítimas estavam estáveis quando levadas ao hospital. Era um homem de 45 anos de idade e um adolescente de...
Continuar lendo...

Polícia Federal cumpre mandados contra fraudadores do INSS na região

Uma operação em conjunto entre a Polícia Federal e a Secretaria Nacional do Trabalho (antigo Ministério do Trabalho) cumpre nesta quarta-feira (23) mandados de busca e apreensão contra fraudadores do INSS em Santa Catarina. O alvo é a cidade de Tijucas. Denominada Operação Contagem Regressiva, o objetivo é de descobrir o modus operandi da quadrilha, que fraudava os benefícios de aposentadoria por invalidez, entre outros...
Continuar lendo...

Mulher sofre queda de moto e fica ferida no Cedrinho

Uma mulher de 39 anos precisou ser levado ao hospital após cair de moto e ficar ferida. O acidente aconteceu por volta de 15:30 desta sexta-feira (24) na Rua Alberto Klabunde, entre os bairros Paquetá e Cedrinho. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ela pilotava uma moto Honda Biz, placa de Brusque.  A vítima teve ferimentos nas pernas e nos braços ponto ela foi imobilizado e levado ao pronto-socorro do hospital de Azambuja
Continuar lendo...