Justiça determina que Prefeitura readeque salários reduzidos de servidores

 A Justiça do Trabalho determinou que a Prefeitura de Botuverá volte atrás e adeque os salários à carga horária de alguns servidores que tiveram os valores reduzidos no começo deste ano. A decisão atende pedido feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinseb).

Na ação, o sindicato denunciou que servidoras que ocupam as funções de monitoras escolares e serventes escolares foram contratadas para trabalhar 40 horas semanais, recebendo remuneração salarial compatível com esta carga horária. No entanto, em fevereiro deste ano, a Prefeitura reduziu os salários das mesmas para o equivalente a uma carga horária de 30 horas semanais. O Sinseb alegou que a medida é ilegal, pois as servidoras são concursadas e isso fere o contrato inicial.

Na defesa apresentada à justiça, a Prefeitura alegou que possui servidores nessas funções que têm cargas horárias de 20, 30 e 40 horas semanais. Além do que, argumentou que teria havido reajuste equivocado para as servidoras ainda no ano de 2019 e que, portanto, a redução no ano de 2020 foi para readequar a situação.

O juiz Paulo César Herbst entendeu que houve ilegalidade na ação da Prefeitura, atendendo o pedido ingressado pelo Sinseb. Com isso, determinou que os salários sejam retomados ao patamar de 40 horas semanais, bem como pagas as diferenças que deixaram de ser quitadas às servidoras nesse período.

O magistrado acatou o argumento de que a decisão foi unilateral, não havendo qualquer tipo de conversa tanto com as servidoras quanto com o próprio sindicato.

Dúvidas ou Sugestões

Dia de treino forte para não perder o ritmo

O Brusque FC treinou nesta quarta-feira (2), no CT do Brusque. O treino foi dividido em duas etapas. Na primeira parte, os atletas fizeram trabalho de ataque contra defesa. Os laterais cruzavam e os atacantes precisavam concluir a gol. Na sequência, tinham que criar chances de gol vindo de fora da área. Já na segunda parte, Jerson Testoni comandou, em campo reduzido, um trabalho de transição, vindo do meio de campo, até a...
Continuar lendo...

Mais um motociclista ferido em acidente de trânsito nas ruas de Brusque

Mais um acidente de trânsito envolvendo moto e carro foi registrado nas ruas de Brusque. Desta vez, a colisão aconteceu na Rua Ernesto Bianchini, no bairro Rio Branco, por volta de 17:35 desta sexta-feira (18). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, um rapaz de 19 anos de idade conduzia uma motocicleta Honda CG, placa de Brusque, quando colidiu contra um veículo Fiat Argo, placas de Brasil, no Rio Grande do Sul. Ele foi encontrado caído na via,...
Continuar lendo...

PSL sela apoio à candidatura de Ciro Roza a prefeito

Em convenção realizada nesta segunda-feira (14), o Partido Social Liberal (PSL) de Brusque confirmou apoio ao Podemos e ao Cidadania, que lançarão as candidaturas de Ciro Roza e Danilo Rezini, respectivamente, aos cargos de prefeito e vice se Brusque na eleição deste ano. O partido chegou a ser um dos primeiros a anunciar candidatura própria para o Executivo, tendo o empresário Helio Cesar Eccel como candidato. Na semana passada,...
Continuar lendo...