Justiça determina que Prefeitura readeque salários reduzidos de servidores

 A Justiça do Trabalho determinou que a Prefeitura de Botuverá volte atrás e adeque os salários à carga horária de alguns servidores que tiveram os valores reduzidos no começo deste ano. A decisão atende pedido feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinseb).

Na ação, o sindicato denunciou que servidoras que ocupam as funções de monitoras escolares e serventes escolares foram contratadas para trabalhar 40 horas semanais, recebendo remuneração salarial compatível com esta carga horária. No entanto, em fevereiro deste ano, a Prefeitura reduziu os salários das mesmas para o equivalente a uma carga horária de 30 horas semanais. O Sinseb alegou que a medida é ilegal, pois as servidoras são concursadas e isso fere o contrato inicial.

Na defesa apresentada à justiça, a Prefeitura alegou que possui servidores nessas funções que têm cargas horárias de 20, 30 e 40 horas semanais. Além do que, argumentou que teria havido reajuste equivocado para as servidoras ainda no ano de 2019 e que, portanto, a redução no ano de 2020 foi para readequar a situação.

O juiz Paulo César Herbst entendeu que houve ilegalidade na ação da Prefeitura, atendendo o pedido ingressado pelo Sinseb. Com isso, determinou que os salários sejam retomados ao patamar de 40 horas semanais, bem como pagas as diferenças que deixaram de ser quitadas às servidoras nesse período.

O magistrado acatou o argumento de que a decisão foi unilateral, não havendo qualquer tipo de conversa tanto com as servidoras quanto com o próprio sindicato.

Dúvidas ou Sugestões

Macarronada e pedágio solidário para ajudar Laurinha arrecadam R$ 150.280,00

Nesta sexta-feira (06) foi realizada uma macarronada solidária em prol da menina Laurinha, com o objetivo de ajudar em seu tratamento contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME). O evento foi realizado na Sociedade Santos Dumont, bairro Santa Terezinha. Além disso, no sábado (7), foi feito o pedágio solidário com o mesmo objetivo. As duas ações juntas (pedágio e macarronada) foram responsáveis por arrecadar o total de...
Continuar lendo...

Acidente na BR-470 em Ilhota deixa motorista preso às ferragens

Na manhã desta terça-feira (24) por volta das 10h ocorreu um acidente de trânsito em Ilhota, na BR-470, proximidades de um posto de combustível. Uma das vítimas ficou presa às ferragens do veículo, o motorista de 19 anos que estava dirigindo um Fiat/Palio, e devido ao seu quadro de saúde, foi acionado o helicóptero Arcanjo-03. A vítima apresentava fraturas na perna esquerda, ferimento na face e diversas...
Continuar lendo...

Auxílio Emergencial: hoje recebem nascidos em abril

A Caixa Econômica Federal segue hoje (9) com o segundo ciclo de pagamentos das parcelas do auxílio emergencial. Os créditos começaram pelos beneficiários nascidos em janeiro, no dia 28 de agosto, e o pagamento será liberado para cerca de 3,9 milhões nascidos em abril. Essa etapa de pagamentos vai até 27 de outubro. Neste ciclo, mais três grupos foram incluídos: trabalhadores que fizeram o cadastro nas agências dos...
Continuar lendo...