Turismo caseiro tende a se fortalecer no pós pandemia

Com experiência de quem já foi secretário de Estado do Turismo e presidente da Santur, além de atualmente ser o secretário da pasta em uma das cidades referência no setor em Santa Catarina, Balneário Camboriú, o brusquense Valdir Walendovsky afirma que cada cidade precisará pensar de forma estratégica sobre como retomar e reaquecer o setor no pós pandemia. Ele foi o entrevistado de ontem, segunda-feira (31), do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade.

Ele disse que equipes de turismólogos da cidade litorânea estão fazendo levantamento da situação na Europa. Isso porque os países daquela região já passaram pela situação da pandemia ou estão avançados quanto ao retorno das atividades.

“Todos esses cases estamos trazendo para fazer uma análise, para ver como se comportam e ver a nossa realidade. Aí temos que discutir o assunto”, destaca ele.

Em Balneário Camboriú, por exemplo, uma cidade que tem boa parte de sua economia voltada ao turismo, todas as ações se baseiam na tomada de decisões com o setor de saúde e empresários.

“Temos que fazer um estudo da realidade de cada município e, em função do que está acontecendo, fazer projeções”, coloca ele.

Segundo Walendovsky, há uma diminuição significativa de casos de Covid-19 em Balneário Camboriú, o que permite se trabalhar com a ideia de uma retomada dos serviços no verão. Desde que o problema começou foram tomadas atitudes mais drásticas, como fechar a cidade e a proibição de que pessoas descessem de um navio.

“Um cruzeiro com quase quatro mil pessoas, mais a tripulação. Todas as medidas necessárias foram tomadas para que não se tivesse um proliferação muito grande. Balneário é uma cidade onde circulam milhares de pessoas todos os dias. A maioria das pessoas que circula não é de Balneário”, destaca Walendovsky.

Recentemente, a equipe da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú fez uma pesquisa com pessoas de outras regiões para saber o interesse delas em viajar após a pandemia. Algumas respostas chamaram atenção, como optar por seguir em carro próprio, além de não utilizar transportes coletivos como ônibus e aviões. Para Walendovsky, esse é um forte indicativo de que o chamado turismo caseiro ou de residência, com pessoas passeando em áreas próximas ou dentro do país, será bastante forte.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Observatório Social compartilha cases no 4º Congresso Pacto pelo Brasil

A agenda do Observatório Social de Brusque (OSB - Brusque) começou intensa neste mês de setembro. A entidade participou de dois painéis online do 4º Congresso Pacto pelo Brasil / V Congresso Integra Compliance Across Americas para compartilhar cases da entidade e debater boas práticas sobre educação fiscal e cidadania. Quem representou o OBS - Brusque foi a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila...
Continuar lendo...

Bruscão está pronto para receber o Ceará pela Copa do Brasil

Hoje tem mais Brusque Futebol Clube em campo. A equipe vice-campeã catarinense 2020 joga, às 21h30, contra o Ceará, pela Copa do Brasil, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque. O jogo terá transmissão em todos os canais da Rádio Cidade. O técnico Jerson Testoni já definiu os jogadores que serão relacionados para o confronto. São eles: Goleiros - Ruan Carneiro e Zé Carlos; Zagueiros - Ianson, Everton...
Continuar lendo...

Operação das polícias Civil e Militar prende homem por tráfico no Azambuja

Na tarde desta quinta-feira (10), foi realizada uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar com vistas a combater o tráfico de drogas no bairro Azambuja. A operação é resultado de um monitoramento policial realizado há mais de três meses naquela localidade, durante o qual foram identificados diversos suspeitos de realizaram o tráfico de drogas, sobretudo de crack e maconha. Os vídeos e outros elementos...
Continuar lendo...