TSE altera horário para votação nas eleições deste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (28) ter oficializado a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para 15 de novembro. Com isso, as urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.

De acordo com o TSE, o horário de votação foi definido após consultas a estatísticos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Insper e da Universidade de São Paulo (USP).

Outra medida anunciada pelo TSE foi reservar o horário das 7h às 10h preferencialmente para pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

A intenção de ampliar o horário de votação já havia sido antecipada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, em entrevistas. “Estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia”, disse o ministro nesta sexta-feira (28), em mensagem gravada.

O ministro acrescentou ainda ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, “porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência”, disse Barroso.

Segundo ele, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais (face shields) aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Coronel Gomes vota acompanhado do vice e dos familiares

O coronel Moacir Gomes Ribeiro, candidato a prefeito de Brusque pelo PL, voltou por volta de 11 horas da manhã deste domingo. Ele chegou na seção eleitoral, localizada no colégio Consul Carlos Renaux, juntamente com a esposa, filhos, e o candidato a vice, Sebastião Lima, que também estava acompanhado da esposa e dos filhos. Gomes concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito. Ele, que já foi comandante da Polícia Militar de Brusque,...
Continuar lendo...

JASC 2020 será descentralizado e Brusque receberá modalidades

A pandemia do coronavírus deixou um rastro de estrago em diversos setores. O esportivo é um deles, com competições canceladas, outras suspensas e muita indefinição. Em Santa Catarina não é diferente. A Fesporte teve que alterar todo o calendário de competições e atividades esportivas que estavam programadas para 2020. Apesar de ameaçados, os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) serão realizados em cinco...
Continuar lendo...

Brusque chega a 7.262 casos confirmados

Em novo boletim epidemiológico emitido na tarde desta quinta-feira (19) pela Vigilância em Saúde de Brusque foram registrados 122 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Agora são 7.262 casos confirmados, sendo que 6.755 são considerados recuperados e 447 ativos. No momento, 13 pacientes estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 em enfermaria. Atualmente, 971 casos estão sendo investigados e 1.528 pessoas são...
Continuar lendo...