TSE aprova resoluções com novas datas para o processo eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (13) os ajustes em suas resoluções com as novas datas dos eventos eleitorais e votações das eleições municipais deste ano. Devido à pandemia da covid-19, o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional adiando o pleito para 15 de novembro, em primeiro turno, e o segundo turno para 29 de novembro. Originalmente, as eleições acontecem no mês de outubro.

O plenário do TSE aprovou ainda quatro resoluções, que tratam, respectivamente, das regras gerais de caráter temporário; de uma alteração pontual na resolução que dispõe sobre o cronograma do cadastro eleitoral; de mudança na resolução dos atos gerais do processo eleitoral e do novo calendário eleitoral de 2020, que teve 297 marcos temporais definidos.

Além da data das votações, também foi adiado o período das convenções partidárias, para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que deverão ser realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro. Já o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto, foi transferido para 26 de setembro. Os partidos terão até as 19h do dia 26 para realizar o procedimento no cartório eleitoral, mas será possível enviar o requerimento, via internet, até as 8h.

A propaganda eleitoral, inclusive na internet, será permitida a partir de 27 de setembro, após o fim do prazo de registro de candidatura. Já a diplomação dos candidatos eleitos deverá ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse, 1º de janeiro de 2021, não sofreu alteração.

O TSE também poderá solicitar ao Congresso Nacional a marcação de novas datas de eleições em estados ou municípios em que a situação sanitária coloque em risco os eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral. Nesses casos, o prazo final para que essas votações ocorram vai até 27 de dezembro.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Fio volta a ser relacionado no Brusque FC

À espera foi longa, e a angústia da mesma forma. O meia Atacante Fio, que completou mais de um ano sem jogar futebol devido a uma lesão no menisco do joelho, volta a ser relacionado para uma partida oficial com a camisa do Brusque. A última vez foi no dia 13 de outubro de 2019. Com as perdas de jogadores que cumprem suspensão por cartão (João Carlos e Zé Mateus ), com atletas positivados com Covid 19 ( Airton, Itinga, Edilson, Marco...
Continuar lendo...

Brusque registra mais um óbito por Covid-19

A cidade de Brusque registrou na tarde desta quarta-feira (25) o óbito de número 62 associado ao coronavírus. Trata-se de uma mulher de 57 anos, moradora do bairro Steffen. O início dos sintomas foi em 4 de novembro. No dia 6 ela foi atendida no Centro de Triagem e retornou no dia 10, quando foi encaminhada ao hospital e permaneceu internada. Em 15 de novembro foi encaminhada para a UTI. A paciente apresentava comorbidades. Boletim No último...
Continuar lendo...

Equipe do Samu é agredida durante chamado de socorro

Nesta terça-feira (8), por volta de 01h04min, no bairro Cedrinho, em Brusque,  a Policia Militar recebeu informação de uma agressão à equipe de plantão do Samu. Guarnições foram até o local juntamente com os atendentes da equipe de socorro, a qual informou ter sido acionada para tratar de um surto psicótico. Ao chegarem foram recebidos com socos, chutes e que o homem ainda tentou asfixiar...
Continuar lendo...