Cicloturismo entre Guabiruba e Botuverá será implantado

Com o objetivo de atrair os turistas que já frequentam o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo – e incluir um novo produto para a região, Guabiruba e Botuverá iniciam a implantação de novo trajeto.

Inicialmente, as duas cidades devem implantar circuitos internos e interligações entre os municípios para mais tarde conectar a região ao projeto total do Vale Europeu. Além de incluir as duas cidades no circuito regional, a ideia é também explorar o entorno do Parque Nacional Serra do Itajaí, um atrativo que atrai cicloturistas de todo o mundo.

A implantação do projeto envolve as prefeituras das duas cidades com o suporte do CIMVI (Conselho Intermunicipal do Vale do Itajaí). De acordo com a gestora de Cultura, Esporte e Turismo do consórcio, Arlete Scoz, a entrada de Guabiruba e Botuverá no circuito irá valorizar o turismo de toda a região. “As duas cidades já são frequentadas por cicloturistas, mas a implantação de um circuito de forma planejada sempre valoriza”, avalia. “O projeto será ótimo para dar ainda mais visibilidade aos municípios”, completa.

Roteiros

A responsabilidade projeção e implementação das rotas fica a cargo do representante do Clube Brasileiro de Cicloturismo Ivo Leonardo Schmitz. “Iniciamos os trabalhos em julho. Muitos detalhes vão sendo definidos ao longo da implementação do projeto. A região oferece um grande diferencial com atrativos naturais e culturais”, ressalta.

Ele explica que o trabalho será realizado em etapas. A primeira será um levantamento de atrativos nos dois municípios. A inclusão deles será debatida em conjunto. Em seguida, será elaborada uma proposta a ser novamente debatida e aprovada ainda em 2020.

Referência

A ideia de um circuito na região de Guabiruba nasceu em 2017 juntamente com os municípios de Brusque, Gaspar e Nova Trento. Mas, por dificuldades burocráticas e de agendas, o projeto não conseguiu avançar com todas essas cidades. Guabiruba e Botuverá estão consorciadas no CIMVI, o que facilitada com que o projeto possa ser executado através do consórcio. “Esperamos que futuramente todas essas cidades possam integrar o projeto”, afirma o secretário de Turismo de Guabiruba Andrei Müller.

“O Circuito Vale Europeu é referência nacional e internacional, atraindo turistas de todos os lugares. Foi um dos propulsores no desenvolvimento do turismo no Vale”, afirma Müller. “Com a implantação e a conexão de Guabiruba neste novo projeto, a cidade passará a ofertar um novo produto turístico, trazendo o desenvolvimento do setor e fortalecendo a participação de Guabiruba na região turística do Vale Europeu”, complementa.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Pesquisa aponta índice de afastamento por Covid-19 no comércio de Brusque

De 10 a 14 de agosto, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) aplicou uma pesquisa com as empresas associadas à entidade sobre o cenário da Covid-19 no comércio local. Cem empresas participaram deste levantamento, representando 1583 colaboradores. Das empresas que responderam ao questionário, 72% sinalizaram que não tiveram nenhuma situação de afastamento de colaboradores por Covid-19. O restante, 28% reportou afastamento de um...
Continuar lendo...

Governo zera imposto de importação de vacinas contra Covid-19

O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, ligada ao Ministério da Economia, publicou hoje (17) no Diário Oficial da União resolução que concede redução temporária para zero da alíquota do Imposto de Importação de vacinas contra a covid-19 e outros produtos relacionados ao combate ao novo coronavírus. De acordo com a resolução, o objetivo...
Continuar lendo...

Moto e carro colidem e deixam condutor ferido na Jorge Lacerda

A Polícia Militar Rodoviária e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota atenderam esta manhã a um acidente de trânsito envolvendo carro e moto e que deixou o condutor da motocicleta ferido. Ele, que tem 42 anos, foi conduzido ao pronto socorro da UPA do Cordeiros, em Itajaí, pela equipe de bombeiros voluntários de Ilhota. O acidente aconteceu no final da manhã, no Km 11 da Rodovia Jorge Lacerda. Segundo a PMRv, a...
Continuar lendo...