Serviço público tem mais pessoal em trabalho remoto que o privado

O percentual de servidores públicos em trabalho remoto é mais de três vezes a proporção dos empregados no setor privado. Em junho, 24,7% dos trabalhadores do setor público exerciam atividade remota, mas, no setor privado, eram apenas 8%.

Os dados estão no estudo O Teletrabalho no Setor Público e Privado na Pandemia: Potencial Versus Evolução e Desagregação do Efetivo, feito em parceria pelos pesquisadores Geraldo Góes e Felipe Martins, do Ipea, e José Antônio Sena, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi divulgado hoje (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Conforme o estudo, em junho, 3 milhões de pessoas ocupadas no setor público estavam nessa condição, o que representa 200 mil a mais do que em maio. Enquanto isso, no setor privado eram 5,7 milhões de pessoas, ou 224 mil a menos que o total estimado para maio. Mesmo na comparação da natureza da atividade, o patamar de pessoas ocupadas e não afastadas em trabalho remoto no setor público é superior aos percentuais do privado, nos setores de serviços, comércio, indústria e agricultura.

Para o Ipea, os resultados evidenciam desigualdade com números gerais de trabalho remoto no país com recortes também por idade, gênero, raça/cor e escolaridade. A maioria das pessoas em teletrabalho tem de 30 a 39 anos, é mulher, predominantemente da cor branca e com nível superior.

Evolução

A pesquisa destacou a evolução do trabalho remoto em maio e junho, de maneira geral no país, indicada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, do IBGE. Apesar da estabilidade do número de pessoas trabalhando remotamente nesses meses, as estimativas indicam que, em algumas unidades da federação, os percentuais de pessoas em trabalho remoto aumentaram no Distrito Federal, no Rio Grande do Norte e em Sergipe.

No entanto, caíram em outras como Amazonas e Pará. Segundo os pesquisadores, com o resultado o Amazonas perdeu oito posições no ranking. Saiu da posição de 16º estado em percentual de trabalho remoto em maio (com 9,3%) para 24º (com 6,2%). Alagoas, Amapá e Roraima também perderam posições. Os que mais ganharam foram Rio Grande do Norte, que passou de 13º para 8º, e Sergipe, que foi da 17ª para a 12ª posição.

Os serviços contavam com mais pessoas em trabalho remoto entre as atividades no setor privado. Somaram 3,8 milhões tanto em maio quanto em junho. A indústria registrou o mesmo comportamento que o comércio e alcançou 600 mil pessoas naquele mês. Na agricultura estava próximo de 60 mil pessoas e o comércio com 480 mil representou queda na comparação com maio.

Sobre o número de pessoas com potencial para realizar teletrabalho, a pesquisa concluiu que, no setor público, o número atingiria 6 milhões, o equivalente a 50,7% do total de ocupados. Já no setor privado seriam 15 milhões, correspondentes a 18,6%.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Motociclista e carona são levados ao hospital após queda

A queda da motocicleta deixou dois rapazes feridos na tarde desta segunda-feira (31). O acidente aconteceu na Rua Alberto Muller, no bairro Limeira Alta, em Brusque, por volta das 12h15 . Segundo informações do Corpo de Bombeiros, eles estavam em uma motocicleta Honda Titan, placa de Peruíbe (SP), quando sofreram a queda. O motociclista condutor, de 20 anos, foi encontrado com ferimentos na coxa, na perna e nos pés, além de suspeita de...
Continuar lendo...

Duas UBS estarão fechadas na sexta-feira em Brusque

A Secretaria de Saúde de Brusque informa que, na sexta-feira (9), as unidades básicas de saúde do Centro e do bairro São João estarão fechadas. O motivo é a necessidade de adequação dos prédios para acessibilidade. Os usuários da unidade do Centro devem procurar sua equipe no Centro de Serviços em Saúde, no térreo e os usuários da UBS São João podem procurar sua...
Continuar lendo...

Vítima é levada em estado grave ao hospital após acidente

Uma mulher de 26 anos de idade ficou gravemente ferida em um acidente de trânsito na Rua Alberto Muller, bairro Limeira Alta, em Brusque. O acidente aconteceu por volta das 17 horas deste sábado ( 5). De acordo com os socorristas do Corpo de Bombeiros, ela guiavam a motocicleta Biz, que acabou sendo atingida por um veículo Fiat Palio. O condutor do carro, de 51 anos de idade, não sofreu nenhum ferimento. Já a motociclista estava com...
Continuar lendo...