(VÍDEO) Agressão policial é denunciada em Guabiruba

A Rádio Cidade recebeu nesta segunda-feira (3) um vídeo com imagens de uma abordagem policial que teria ocorrido na cidade de Guabiruba. Elas mostram um grupo de jovens e dois deles sendo agredidos por policiais militares. A ação teria ocorrido no fim de semana.

Nas imagens, alguém menciona a palavra "covarde", o que irrita um dos policiais. Ele se aproxima, questiona quem fez o comentário e dá um soco na barriga de um dos rapazes. Em seguida, outro policial se aproxima, com arma em punho e aplica outro golpe com a arma em outra pessoa, que não aparece no vídeo. 

O comandante da Polícia Militar de Brusque, à qual está subordinada a PM de Guabiruba, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, confirmou à Rádio Cidade que a ação foi nessa cidade. Os PMs foram averiguar uma denúncia de descumprimento dos decretos estadual e municipal que proíbem a realização de festas e aglomero de pessoas.

Otávio disse que os dois policiais que aparecem nas imagens têm histórico de boa atuação e que trata-se de uma ação isolada. Ainda segundo o comandante da PM,  caso seja apresentada alguma denúncia formal, o caso será apurado. No entanto, disse que é preciso ter cautela, pois o vídeo mostra um recorte e não o que pode ter havido antes de as imagens começarem a ser gravadas.

"Não podemos perder o foco principal dessa ocorrência. É uma perturbação do sossego alheio em uma festa que não poderia estar ocorrendo em momento de pandemia, pois há decretos proibindo. Antes de analisarmos a atitude policial, temos que analisar, sim, a atitude irresponsável e ilegal de estar promovendo um evento que estava proibido", disse ele.

No atendimento da ocorrência, segundo ele, as pessoas desrepeitaram os policiais e cometeram descato, obrigadno os PMs a usarem mais força para colocar ordem.

"Não estou dizendo que os atos praticados pelos policiais foram corretos, se foram adequados ou ilegais. Teria que usar um contexto mais amplo", prossegue, afirmando que toda ação policial é fruto de uma reação.

O comandante da PM acredita que o vídeo divulgado é menor do que o real, que pode ter sido editado. Por conta disso, é necessário que as imagens originais cheguem em suas mãos para que possa fazer uma análise mais completa sobre o caso.

VEJA AS IMAGENS

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Rapaz de 21 anos morre ao bater carro contra poste esta madrugada

Um rapaz de 21 anos de idade morreu ao bater o carro contra um poste na madrugada de sábado (5). Foi por volta de 00h30, na Rodovia SC 108, distrito de Claraíba, em Nova Trento. De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, Gabriel Rodrigues Schmidt dirigia um veículo Fiat Palio, placas de Palhoça. Ele acabou perdendo o controle do carro, saiu da pista, capotou e atingiu em cheio a estrutura de concreto.  Gabriel...
Continuar lendo...

Prefeitura nega autorização a show musical, diz secretário

O secretário municipal de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, confirmou que a Prefeitura negou autorização para um show da Banda Dazaranha, que seria realizado na cidade. Para ele, toda medida nesse sentido visa evitar o aglomero de pessoas. “É um evento que produz aglomero de pessoas. Não podemos nesse momento. Precisamos evitar ao máximo aglomero. A nossa negativa em relação a esse evento se justifica” disse...
Continuar lendo...

Caixa credita saque emergencial do FGTS a nascidos em novembro

A Caixa Econômica Federal deposita nesta segunda-feira (14) o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em novembro. O pagamento será feito na conta poupança social digital, aberta automaticamente pelo banco em nome dos beneficiários. Anunciado como instrumento de ajuda aos trabalhadores afetados pela pandemia de covid-19, o valor do saque emergencial é de até R$ 1.045,...
Continuar lendo...