(VÍDEO) Agressão policial é denunciada em Guabiruba

A Rádio Cidade recebeu nesta segunda-feira (3) um vídeo com imagens de uma abordagem policial que teria ocorrido na cidade de Guabiruba. Elas mostram um grupo de jovens e dois deles sendo agredidos por policiais militares. A ação teria ocorrido no fim de semana.

Nas imagens, alguém menciona a palavra "covarde", o que irrita um dos policiais. Ele se aproxima, questiona quem fez o comentário e dá um soco na barriga de um dos rapazes. Em seguida, outro policial se aproxima, com arma em punho e aplica outro golpe com a arma em outra pessoa, que não aparece no vídeo. 

O comandante da Polícia Militar de Brusque, à qual está subordinada a PM de Guabiruba, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, confirmou à Rádio Cidade que a ação foi nessa cidade. Os PMs foram averiguar uma denúncia de descumprimento dos decretos estadual e municipal que proíbem a realização de festas e aglomero de pessoas.

Otávio disse que os dois policiais que aparecem nas imagens têm histórico de boa atuação e que trata-se de uma ação isolada. Ainda segundo o comandante da PM,  caso seja apresentada alguma denúncia formal, o caso será apurado. No entanto, disse que é preciso ter cautela, pois o vídeo mostra um recorte e não o que pode ter havido antes de as imagens começarem a ser gravadas.

"Não podemos perder o foco principal dessa ocorrência. É uma perturbação do sossego alheio em uma festa que não poderia estar ocorrendo em momento de pandemia, pois há decretos proibindo. Antes de analisarmos a atitude policial, temos que analisar, sim, a atitude irresponsável e ilegal de estar promovendo um evento que estava proibido", disse ele.

No atendimento da ocorrência, segundo ele, as pessoas desrepeitaram os policiais e cometeram descato, obrigadno os PMs a usarem mais força para colocar ordem.

"Não estou dizendo que os atos praticados pelos policiais foram corretos, se foram adequados ou ilegais. Teria que usar um contexto mais amplo", prossegue, afirmando que toda ação policial é fruto de uma reação.

O comandante da PM acredita que o vídeo divulgado é menor do que o real, que pode ter sido editado. Por conta disso, é necessário que as imagens originais cheguem em suas mãos para que possa fazer uma análise mais completa sobre o caso.

VEJA AS IMAGENS

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Bombeiros são acionados para atendimento vítima de acidente doméstico

O Corpo de Bombeiros da cidade de Brusque foi acionado na manhã deste sábado (12)  para atender uma mulher que se acidentou dentro de casa. O acidente ocorreu na Rua Camboriú, bairro Santa Rita. A mulher de 58 anos caiu da própria cama, por volta das 8h04, sendo o Corpo de Bombeiros acionado logo em seguida. Quando chegaram ao local, a mulher estava novamente deitada na cama, consciente, porém, com dores na lombar, apesar de não...
Continuar lendo...

Condenado por crime em Brusque é preso no Paraná

Na tarde desta sexta-feira (7), policiais civis da Delegacia de polícia de Guarapuava do estado do Paraná deram cumprimento a mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Brusque no ano de 2018. O homem estava foragido desde o final do referido ano, quando foi condenado pelos crimes de furto qualificado (quatro furtos) e crime de falsa identidade. No decorrer desta semana, policiais civis da Divisão de Investigação Criminal -...
Continuar lendo...

Santuário de Santa Paulina prepara retorno das missas presenciais

O Santuário Santa Paulina terá o retorno das missas presenciais a partir do dia 24 de outubro. As Irmãzinhas, Padres e Colaboradores do Santuário estão preparando a estrutura e implantando normas de segurança para o reinicio das missas presenciais. As celebrações com público acontecerão apenas todas as sextas: às 10h e 15h, sábados: às 8h, 10h e 15h e domingos: 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. ...
Continuar lendo...