Estudantes criam estampas com mensagens sobre a pandemia

A pandemia do novo Coronavírus está obrigando o mundo a muitas mudanças. As aulas presenciais, por exemplo, suspensas, é uma destas adaptações que alunos e professores tiveram que enfrentar. Alguns educadores estão tendo que ousar para manter o interesse dos alunos pelas aulas.

A professora Karin Regina Kohler Formonte é uma delas. Diante da dificuldade de poder lecionar a disciplina de moda na universidade, ela decidiu usar o próprio momento para dar ânimo ao grupo e envolvê-los. A pandemia e o novo Coronavírus foram a inspiração.

“Diante do desafio de ser aula online, do contexto, de desenho online, que também foi bem complicado, fiquei pensando: preciso fazer alguma coisa que chame atenção de todos. Que faça com que os alunos busquem inspiração na vivência deles dentro de casa”, conta ela.

A partir da temática da Covid-19 surgiram trabalhos que resultaram em estampas em pijamas. Os próprios alunos criaram os desenhos, costuraram e foram os modelos das fotografias. Ao todo, 19 trabalhos acabaram executados. O pijama foi a peça escolhida, por simbolizar o momento em que as pessoas estão enclausuradas, dentro de casa sem poder sair.

Um dos alunos, Weslei Assini, pegou como mote a discussão em torno do medicamento que virou centro de polêmica. Daí surgiu o trabalho “Com Cloroquina ou sem Cloroquina: eis a questão”. A estampa, segundo ele, foi pensada como uma sátira,  representada pela Covid tomando Cloroquina de canudinho.

“É uma crítica com humor sobre os dias atuais, onde a população está na corrida por vacinas e remédios contra esse vírus que pode atingir qualquer um. Que o governo toma medidas contrárias a essa “gripezinha” e que dizem ser eficazes no combate à doença, mas que, na verdade, não possuem nenhuma comprovação científica”, relata.

Nessa mesma linha, outro trabalho também fala sobre o isolamento das pessoas. E compara a mudança de rotina com uma jaula. A autoria é da estudante Leticia Taboni.

“Desenhos que retratam como estamos vivendo: enjaulados, presos! Será que nossa vida voltará a ser como antes?”, questiona.

Já a Tais Machado resolveu homenagear o pessoal da linha de frente de combate ao Coronavírus. São profissionais médicos, enfermeiros, entregadores, faxineiros, policiais e todos que arriscam suas vidas pelos demais.

“Achei interessante fazê-los de uma forma mais divertida, para evitar associá-los com a tristeza deste momento. A todos você, muito obrigada”, destaca.

As propostas foram as mais variadas. Teve desde voltada à higiene e limpeza, preguiça, esperança, sentimentos como depressão e ansiedade, selos postais, morcegos, entre outros (veja todos clicando nas fotos).

A professora Karin conta que o resultado de todo o trabalho motivou os alunos, que ficaram muito apreensivos com a mudança de rotina. Isso porque muito do conteúdo não das aulas fica quase inviável de ser ministrado à distância.

“Foi um desafio muito grande para todos os professores. Houve um descontentamento em geral.  Na questão de desenho em si, os alunos precisam estar sem ala. Eles querem aprende uma técnica especifica e não conseguimos atender da forma como eles idealizam. Principalmente quando é desenho, porque cria uma expectativa muito grande”, comenta Karin sobre a adaptação à nova realidade.

Pelo resultado, o empenho da professora deu certo. É a criatividade ganhando forma, mesmo em tempos difíceis como o atual.

Turma

Aline Pereira dos Santos;   Brenda da Silva; Carolain Cardeal; Dafne Dalize Marchi Fantini; Dieli Voltolini;  Eziel Jongon Ndili; Ivanes Lemes Teixeira dos Santos ; Jaqueline Jéssica Bourscheidt; Joice Mariani; Karen Elisa Zirke; Larissa Jungklaus de Almeida; Leticia Taboni; Nathara Dias Schmidt;  Sabrina Sestrem; Salissa de Melo Dias; Tais Kelly Batista Machado;  Wesllei de Sousa Assini;  Kerolyne Lara Poe; Andrieli Cabral. Coordenador: Rodrigo Schlidwein.

 

Dúvidas ou Sugestões

Santa Catarina realiza campanha de multivacinação para crianças e adolescentes a partir do dia 5

Serão realizadas em todo o estado, simultaneamente, duas campanhas de vacinação entre os dias 5 e 30 de outubro. As campanhas nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para atualização da caderneta das crianças e adolescentes com menos de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O dia “D” para ambas será no dia 17 de outubro em todo país. Na vacinação contra a...
Continuar lendo...

Acidente entre carro e moto deixa homem ferido no Paquetá

Mais um acidente de trânsito entre carro e moto foi registrado nas ruas de Brusque. Desta vez foi na rua Padre Antonio Eising, na região do Paquetá, por volta de 18h40 desta quarta-feira (30). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem de 42 anos pilotava uma moto Honda Saara, de Brusque, e se chocou contra um Fusca, também de Brusque, conduzido por um homem de 53 anosde idade.  O motociclista apresentava vários ferimentos pelo corpo, mas estava...
Continuar lendo...

Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol

O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de Pelé é tamanha que é possível falar que, a partir dele, o mundo mudou a forma de ver os jogadores e a seleção do Brasil. A trajetória daquele que viria a ser conhecido como o rei do futebol começa de forma muito comum. Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três...
Continuar lendo...