Covid-19: secretaria de Saúde explica protocolo medicamentoso

Desde o dia 23 de março a Prefeitura de Brusque mantém o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, montado no pavilhão da Fenarreco. Os pacientes acolhidos no local, que é exclusivo para pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, dor de cabeça ou falta de ar, recebem medicação de acordo com a sintomatologia apresentada.

“Os sintomas são muito variados, há pessoas que apresentam sintomas leves, moderados, outros graves. A Covid-19 não possui uma sintomatologia única. Nosso protocolo inclui anti-inflamatório, analgésico, antibiótico, corticoide. Tudo vai depender de como o paciente chega”, explica a diretora-geral de Saúde, Camila Pereira.

Paciente com sintomas leves é medicado e orientado ao isolamento social. “Se ainda não há dias suficientes desde o início dos sintomas, ele é orientado a retornar para coleta do exame RT-PCR. Em casos graves, as pessoas são encaminhadas diretamente para o hospital”, detalha.

“É importante ressaltar que não há um protocolo único estabelecido pela Anvisa, a respeito de medicamento. Há recomendação do uso de cloroquina, há recomendação do uso da ivermectina, mas não há comprovação sobre nenhum deles. Não há um tratamento específico validado pela Anvisa, o que há são recomendações por experimentos assertivos”.

“Orientamos que as pessoas que possuam sintomas respiratórios, que procurem o CT, pois o médico vai fazer a avaliação completa e o paciente já sai com o encaminhamento. Quanto mais precoce o tratamento, maiores as chances de cura ou do não agravamento da doença.
O Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos finais de semana, das 8h às 17h.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível

Todas as condenações relacionadas às investigações da Operação Lava Jato, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram anuladas na tarde desta segunda-feira (08), pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou nesta segunda-feira (8). Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula em dezembro do ano passado, o Ministro declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos...
Continuar lendo...

Operação das polícias Civil e Militar prende homem por tráfico no Azambuja

Na tarde desta quinta-feira (10), foi realizada uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar com vistas a combater o tráfico de drogas no bairro Azambuja. A operação é resultado de um monitoramento policial realizado há mais de três meses naquela localidade, durante o qual foram identificados diversos suspeitos de realizaram o tráfico de drogas, sobretudo de crack e maconha. Os vídeos e outros elementos...
Continuar lendo...

Abastecimento de medicamentos fica comprometido em Brusque

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica, informa à comunidade usuária do Sistema Público de Saúde que alguns itens distribuídos habitualmente na rede municipal estão com estoque em nível crítico nas unidades e já não há mais quantitativo para a reposição dos remédios no Almoxarifado. O motivo para o desabastecimento, segundo a...
Continuar lendo...