Notícia sobre medidas restritivas ao comércio não procede, diz AMMVI

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) desmentiu uma informação que circula em redes sociais desde o começo da tarde de hoje (29) sobre medidas restritivas a serem adotadas no comércio das cidades que compõem a entidade em função dos casos de Covid-19. Uma nota oficial emitida pela eassinada pelo presidente da mesma, o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, afirma que a assembleia relizada na manhã desta segunda-feira com os prefeitos destes municípios elaborou um esboço de propostas, mas que nada ficou acertado.

Ao longo da tarde, a mensagem que circula principalmente no WhatsApp coloca medidas como funcionamento do comércio até às 18h, de segunda a sexta-feira, até às 12h nos sábados e probidio de abrir aos domingos. Um link de uma página no Facebook da Prefeitura de Indaial aponta para a fonte da informação.

De acordo com o presidente da AMMVI, Matias Kohler, a divulgação foi feita pelo prefeito de Indaial, André Moser, que participou da assembleia online de hoje pela manhã e acabou divulgando os detalhes que eram apenas esboço das medidas a serem adotadas. Moser teria entendido que se tratava de definições e, precipitadamente, tornou público o material em um video, que foi removido mais tarde. O próprio Kohler defendeu o prefeito de Indaial, afirmando que se tratou de um equívoco e em nenhum momento algo premeditado pelo prefeito de Indaial.

Uma nova reunião para debater possíveis medidas mais enérgicas será realizada para discutir o assunto.

A Prefeitura de Brusque também divulgou comunicado afirmando que não houve nenhuma decisão sobre novas medidas.

Confira a nota da AMMVI na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Desde os primeiros sinais da pandemia no território catarinense, a região do Médio Vale do Itajaí tem se articulado para fortalecer a prevenção e o combate ao novo coronavírus. Desde março, acontecem reuniões periódicas entre prefeitos, secretários municipais de Saúde, técnicos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) e outros agentes envolvidos no processo.

A organização e a articulação da região garantiram a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o fluxo adequado dos serviços hospitalares, refletindo, até o momento, em estabilidade na taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI. Desde a publicação do Decreto Estadual nº 630, de 1º de junho de 2020, uma Comissão de Governança Regional tem reunido dados e discutido os indicadores e as informações da matriz de risco potencial disponibilizada pelo Estado aos municípios catarinenses. Todas as análises são respaldadas em pareceres e estudos técnicos e científicos.

A Comissão está em fase de formalização e as recomendações por ela propostas serão emitidas para subsidiar decisões dos prefeitos e gestores de saúde. Em função disso, a Ammvi esclarece que, até o momento, não foi expedido qualquer conteúdo oficial com recomendações ou sugestões em nome da Associação, do Cisamvi ou do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde.

O que foi tratado, em assembleia geral na manhã desta segunda-feira (29), foi a proposição da primeira nota técnica da Comissão de Governança Regional para combate e enfrentamento à pandemia, cujo documento ainda está em discussão e aperfeiçoamento. Blumenau, 29 de junho de 2020.

Matias Kohler

presidente

prefeito de Guabiruba

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Queda do telhado deixa vítima em estado grave, com múltiplas fraturas

Um homem de 46 anos de idade caiu de altura de 12 metros na tarde desta sexta-feira (3), em Guabiruba. Ele trabalhava em reparos no telhado de uma empresa, quando sofreu a queda por volta de 15h. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guabiruba, ele foi encontrado gravemente ferido, com dificuldade de respirar e diversas fraturas pelo corpo.  Após receber os primeiros atendimentos no local, a vítima foi levada em estado grave ao hospital de Azambuja. O acidente de...
Continuar lendo...

Bandeirante realiza campanha de arrecadação de alimentos

Com a pandemia de Coronavírus (Covid-19) e a crise econômica, muitas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social. Por outro lado, diversas pessoas querem contribuir de alguma forma e muitas vezes não sabem como. Para conectar essas duas realidades, a Sociedade Esportiva Bandeirante lançou uma Campanha de Arrecadação de Alimentos. Sócios do clube e comunidade em geral são convidados a contribuir. A...
Continuar lendo...

Guabiruba soma mais sete casos positivos de Covid-19

A cidade de Guabiruba informou esta tarde que registrou mais sete casos de Covid-19 e soma, agora, 48 desde o começo da pandemia. Os novos casos positivos são cinco mulheres de 19, 42, 43, 48 e 61 anos, além de um homem de 65 anos, todos em isolamento e tratamento domiciliares, e outro homem de 44, que está internado em enfermaria. O setor de saúde divulgou, também, que 122 testes deram negativo, 67 pessoas estão em monitoramento...
Continuar lendo...